AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MP questiona inspeção veicular feita por empresas privadas


MP questiona inspeção veicular feita por empresas privadas
O Ministério Público Federal no DF ajuizou ação civil pública contra a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que estabelece que empresas privadas podem fazer a vistoria que serve de requisito para a regularização e transferência de veículos.
De acordo com a ação, a resolução 282/2008 autoriza indevidamente a privatização de um serviço que deveria ser feito pelo Estado. Para ser considerada legal, o MP alega que a cobrança deveria ser estabelecida por meio de lei editada pelo Congresso Nacional, o que jamais aconteceu.
A ação foi ajuizada na semana passada, mas divulgada apenas nesta quinta-feira (18). A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do Denatran, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
O MPF questiona também a mudança dos critérios para checagem da numeração do chassi, motor e da parte traseira dos veículos. O decalque de chassi foi substituído pelo método conhecido como “registro por meio óptico”. Para o Ministério Público, tal procedimento é mais frágil e permite adulterações e fraudes por meio de edição digital das imagens.
A ação civil pública requer ainda que sejam declaradas ilegais três portarias do Denatran que regulamentaram a resolução. Elas regulamentaram o credenciamento de empresas privadas para a prestação do serviço de vistorias veiculares e a criação das Unidades de Gestão Central (UGCs), que são responsáveis, entre outras atribuições, por controlar a emissão de laudos das vistorias executadas pelas empresas privadas credenciadas.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário