AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Saudações a São Jorge pela proteção ao município de Ilhéus


Saudações a São Jorge pela proteção ao município de Ilhéus
A próxima terça-feira, 23 de abril, é dia de louvor a São Jorge, o santo guerreiro protetor de Ilhéus. E o clima de saudações ao padroeiro já se espalhou pela cidade desde domingo, dia 14, quando teve início a novena em adoração ao santo, com uma carreata organizada pela Diocese de Ilhéus, convidando a população para a festa, que ocorre na Igreja Matriz de São Jorge, no centro da cidade.
Este ano, o tema central da festa é Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino. Conforme o Padre Ednilson Vivas as festividades começam sempre às 19 horas, com uma missa. Em seguida, há palestras e debates sobre um tema da contemporaneidade, com a participação de grupos, entidades e convidados representantes de todas as zonas e paróquias do município.
Logo após as orações e debates, ocorre uma quermesse, no largo da igreja, com a promoção de jogos e a comercialização de comidas típicas e salgados diversos, com renda destinada a ações da igreja. Todas as noites são animadas por um grupo musical. Para o maior conforto dos fiéis e devotos, a Prefeitura Municipal de Ilhéus assegurou serviços básicos durante os dias da festa, como limpeza e iluminação, bem como a estrutura do palco, toldos e barracas.
Caravanas de Uruçuca, Ubaitaba, Aurelino Leal e Ibirapitanga também estão participando da novena de São Jorge. Na próxima quarta-feira, 24, haverá a entrega da imagem do santo à cidade de Itacaré. "A imagem vai passar por uma peregrinação, percorrendo por todas as quarenta paróquias da diocese", destaca o padre Ednilson.
Igreja de São Jorge – Inaugurada em 1556, a igreja matriz de São Jorge é a mais antiga de Ilhéus. Considerada uma obra do século XVI, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), ela é símbolo da época de fé e crença na saga do cacau. Atualmente, abriga a sede do Museu de Arte Sacra que possui uma valiosa imagem secular de São Jorge sem o cavalo, única na America Latina.
História – São Jorge foi escolhido padroeiro de Ilhéus desde que a cidade foi fundada como Capitania Hereditária, em 1534, em homenagem ao donatário Jorge de Figueiredo Correia.
De acordo com a tradição, São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano. Na hagiografia,  São Jorge é um dos santos mais venerados do catolicismo. Também é venerado em diversos cultos das religiões afrobrasileiras, onde é sincretizado na forma de ogum e/ou de oxossi, conforme a matriz religiosa. É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos 14 santos auxiliares.
Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada no dia 23 de abril, e, em três de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida, local onde se encontram suas relíquias, em Israel, erguida a mando do imperador ronamo Cosntantino I.
São Jorge é também padroeiro de diversos locais como a Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, Londres, Génova e Moscou, e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro. O santo é também padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.
Representação - A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade ao cristianismo até o fim de sua vida seja a origem do termo ‘Fiel’, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário