Em 100 dias,
população já vive uma Salvador melhor
Prefeitura que governa nos bairros
apresenta resultados positivos mesmo diante das dificuldades orçamentárias
Em 100 dias da nova gestão municipal, a
população já percebe que Salvador está diferente. A começar por um prefeito que
está sempre presente nos bairros e governa junto com as pessoas. Isso resulta
na melhoria nos serviços públicos, a exemplo da limpeza, iluminação e
conservação da cidade. As ações nas áreas essenciais, a exemplo da saúde, educação
e promoção social, também avançam com medidas como a reforma e construção de
postos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), escolas em tempo integral e o
Bolsa Família Móvel, que ajudou a cadastrar mais de 6,6 mil novas famílias ao
principal programa social do país em três meses de administração. Na área do
transporte público, a Prefeitura repassou as obras do metrô para o estado,
entregou o primeiro trem climatizado do Subúrbio e implantou o programa Domingo
é Meia, que já é sucesso popular. No quesito gestão e transparência, adotou
medidas inéditas, a exemplo do decreto contra o nepotismo, suspensão dos
Transcons, auditagem e renegociação de dívidas e recadastramento dos
servidores. Na Fazenda, uma proposta de reforma tributária, que não eleva impostos,
foi enviada à Câmara para tornar Salvador autossuficiente do ponto de vista
econômico e financeiro até 2016. E tem mais: a Prefeitura iniciou as obras que
darão uma solução definitiva ao problema dos buracos na Rua Nilo Peçanha
(Calçada), prepara um projeto de requalificação da orla que vai ser exemplo em
todo o país, elabora a licitação para requalificar totalmente a Estação da Lapa
e investe para melhorar a mobilidade urbana e o transporte público. Isso sem
falar no diálogo franco com os servidores e no fato de a cidade voltar a ter
fiscalização e ordenamento. Confira abaixo um resumo das realizações dos
primeiros 100 dias de gestão.
EDUCAÇÃO
Na área da educação, a Prefeitura de
Salvador já iniciou a reforma de 70 unidades de ensino, dentro do Plano de
Recuperação da Rede Física Escolar. A ação, desenvolvida pela Secretaria
Municipal da Educação (Smed) possibilitou a inauguração de quatro novas escolas
– as municipais de Pituaçu, Agnelo de Brito, União (ambas na Boca do Rio) e
Abaeté. A próxima unidade a ser entregue à população totalmente recuperada é a
Escola Municipal do Vale das Pedrinhas, sempre com padrão de acessibilidade e
arquitetura, como elevadores e padaria.
Junto à reestruturação da rede física
escolar, a Prefeitura também desenvolve o programa Aluno em Tempo Integral, com
o objetivo de ampliar o tempo de permanência do aluno na escola. Já são quatro
escolas que aderiram ao programa: as escolas municipais de Pituaçu, Teodoro
Sampaio, Zulmira Torres e Lagoa do Abaeté. A próxima será a do Vale das
Pedrinhas.
Nas outras escolas, o tempo de aula vai
aumentar em meia hora por dia. Além disso, o prefeito ACM Neto lançou a
Operação Alfabetiza, que, entre outros benefícios, vai possibilitar a
alfabetização dos alunos aos seis anos de idade, e não mais aos oito. Isso sem
falar no chamamento público das creches comunitárias que tenham interesse em
fazer convênio com a Prefeitura, ampliando a oferta de vagas, e no relacionamento
franco e aberto com os professores, categoria que será ainda mais valorizada
pela atual gestão.
SAÚDE
Na saúde, a Prefeitura retomou a
construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros de Brotas e
Itapuã, que estavam paralisadas, fortalecendo a atenção às urgências e
emergências no município. A Secretaria Municipal de Saúde também deu
continuidade à construção da UPA de Valéria e o prefeito assinou a ordem de
serviço para construção da UPA San Martim. O prefeito determinou ainda a
construção de quatro novas unidades de saúde em Mussurunga, Fazenda Coutos,
Parque São Cristóvão e Dom Avelar, além da reforma de outras 17 em diversos
pontos da cidade e da sede do SAMU.
As obras do posto de saúde do Alto do
Cabrito, iniciadas em 2010, também serão retomadas pela atual administração.
Até junho, a Prefeitura assinará ainda
ordem de serviço para ampliação de outras 16 unidades, totalizando 70% da rede
básica reformada em 2013.
Mutirões - A implantação do Projeto de
Cirurgias Eletivas no município possibilitará o atendimento, nesta primeira
etapa, de 1.850 pacientes que se encontram na fila de espera, além de agilizar
o acesso dos que aguardam a realização dos procedimentos de média complexidade.
Com a iniciativa, a Prefeitura retoma as cirurgias eletivas no SUS de Salvador
suspensas há três anos. Vale salientar que, por conta da não realização das
cirurgias, os recursos eram devolvidos ao Ministério da Saúde.
Após a inscrição no Programa de
Valorização da Atenção Básica (Provab), a Secretaria Municipal da Saúde foi
beneficiada com 78 médicos. Além disso, 161 profissionais de saúde aprovados em
concurso entraram em exercício este ano, reforçando os atendimentos nas
unidades de saúde, totalizando a entrada de 239 profissionais.
Tem mais: a Prefeitura inaugurou mais
uma sala de coleta para exames laboratoriais na Unidade de Saúde da Família
Joanes Leste, no Lobato, uma conquista para a comunidade que não precisa mais
se deslocar para outros bairros em busca do serviço. Agora, Salvador conta com
34 postos de coleta, instalados nas unidades básicas, de saúde da família e de
emergências. O objetivo é ampliar este número, facilitando o acesso da
população em local próximo a sua residência, além de expandir a capacidade do
Laboratório Central de Salvador para processamento dos exames.
A expectativa é que já nos próximos meses todos os Distritos
Sanitários estejam totalmente preparados tanto para coleta de sangue como para
o recebimento de amostras de urina, fezes e escarro (este último utilizado para
realizar a baciloscopia, exame responsável pelo diagnóstico da tuberculose).
Apenas com a reorganização do serviço e a aquisição de insumos já tivemos um
aumento de 44% da produção. A ideia é triplicar esse quantitativo com novos
investimentos. Hoje, o Laboratório Central de Salvador realiza cerca de 70 mil
procedimentos/mês entre exames da atenção básica e especializados como
colesterol, hemograma, hormônios da tireóide, eletroforese de hemoglobina (para
o diagnóstico da anemia falciforme), exames do pré-natal, hepatites, HIV, PSA
total e livre.
Vigilância Sanitária - A Vigilância
Sanitária deu início ao mutirão dos alvarás sanitários, convocando empresas
"irregulares" a retirar os documentos liberados até dezembro. Caso
contrário estarão sujeitas a punições, podendo resultar inclusive em
interdição. A intensificação para entrega dos alvarás foi determinada por
Decreto Municipal de 2 de janeiro, com o objetivo de regularizar a situação dos
estabelecimentos comerciais de Salvador para que atuem de acordo com as normas
sanitárias, prevenindo riscos à saúde da população. Mil empresas serão
convocadas.
PROMOÇÃO SOCIAL
Nos registros da Secretaria Municipal de
Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) consta que, ao longo de todo o ano
de 2012, 8.884 famílias de baixa renda de Salvador passaram a receber o
benefício do Bolsa Família. Nos primeiros três meses da atual gestão, com a
ampliação e agilização dos serviços oferecidos pela Semps, já foram habilitadas
a receber o benefício 6.689 famílias. Isso por conta do esforço da Prefeitura
em modernizar e qualificar o cadastro para o benefício e de medidas como a
implantação do Bolsa Família Móvel, uma das grandes conquistas da população nos
primeiros cem dias de administração do prefeito ACM Neto. Hoje, existem,
190.593 beneficiários em Salvador. De imediato, poderão ser incluídos mais dez
mil, de acordo com a cota do governo
federal, que é de 200 mil beneficiários para a capital.
O Bolsa Família Móvel, lançado em
janeiro no Bairro da Paz e que já visitou cinco bairros, atendeu 522 famílias.
O objetivo é fazer a busca ativa de 40
mil famílias que possuem o perfil, mas que ainda não tiveram acesso aos
benefícios sociais do governo federal. O atendimento é feito diariamente e, a
cada semana, visita uma localidade diferente.
Assim como o Bolsa Família Móvel, mais
outros três serviços itinerantes serão
oferecidos à população. Um deles é o Balcão da Cidadania, que levará
advogados aos bairros populares para resolver pendências como problemas com
pensões e documentos de nascimento. Os dois outros são a Saúde Comunitária, que
realizará exames e procedimentos médicos de pequeno porte, e a Ouvidoria nos
Bairros, que levará técnicos da Ouvidoria Municipal e assistentes sociais para
conhecer as demandas da população e serviços prestados por órgãos municipais,
dando encaminhamento caso necessário.
Além disso, para tentar melhorar a vida
dos moradores de rua, a Semps está utilizando, desde o dia 21 de janeiro, o
Sistema de Vídeomonitoramento Social, a partir das câmeras de alta resolução da
Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). A iniciativa visa
observar, em tempo real, as ações, os movimentos e o comportamento das pessoas
em situação de rua de Salvador, e encaminhar as equipes de abordagem para
oferecer os serviços de atendimento, albergue, casa de pernoite e inserção em
programas sociais. Além disso, os moradores de rua também estão sendo
orientados a retornar para suas casas ou para as cidades de origem.
Cursos – A Prefeitura também garantiu
vaga para 9.138 pessoas aos 130 cursos gratuitos de qualificação profissional
oferecidos pelo Pronatec em 2013, nas áreas de construção civil, industrial,
hospitalidade, serviços, turismo, gastronomia e informática. Foram contemplados
os beneficiários do Bolsa Família e dependentes. Além de administrar o
programa, a Prefeitura colabora com a instituições que ministrarão os cursos -
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) –
realizando cadastro e matrícula dos candidatos aos vários cursos, através do
Serviço Municipal de Intermediação e Mão de Obra (SIMM).
Sopa Legal - Preocupado com a grande
parcela da população que vive em situação de risco socioeconômico e com altos
índices de carências nutricionais, a Prefeitura implementou, através da Semps,
o programa Sopa Legal. O programa, uma
vertente do programa Salvador Sem Fome, funciona desde 11 de março,
distribuindo diariamente sopa para a população carente assistida pelos Centros
de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e pelas unidades do
Centro de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop). Diariamente
é realizada a coleta das verduras, legumes, carnes e pães todos os dias junto a
empresários da cidade, parceiros no programa e doadores, dos segmentos de
supermercados, churrascarias, padarias e centros de abastecimento.
Abrigo - Objetivando humanizar cada vez
mais o atendimento aos 72 idosos de que moram no Abrigo D. Pedro II e
proporcionar melhores condições de trabalho às equipes de assistência social, a
Prefeitura promoveu a restauração das dependências internas de parte do
histórico prédio e pintura na parte externa. As mudanças incluem ainda:
abertura de acesso à praia, para que os idosos possam tomar sol pela manhã;
contratação de médicos, enfermeiros e
fisioterapeutas, completando a equipe técnica da instituição.
URBANISMO, ORLA E MOBILIDADE URBANA
A Secretaria de Urbanismo e Transporte
implantou o programa Domingo é Meia, que começou a vigorar no dia 31 de março
beneficiando mais de 500 mil pessoas que utilizam o transporte público no domingo.
Além disso, a Prefeitura, através da Companhia de Transportes de Salvador
(CTS), entregou o primeiro trem climatizado ao sistema Calçada/Subúrbio e
fechou a negociação que transfere ao governo do estado o comando do órgão, da
Estação Pirajá e as obras do metrô.
Destaque também para a execução do
Projeto Corredores Progressivos, com piloto a ser implantado no trecho
Aeroporto- Pituba, nos dois sentidos da orla, previsto para operar em junho
deste ano, durante a Copa das Confederações FIFA 2013. Os corredores serão
faixas exclusivas para ônibus, demarcadas horizontalmente e fiscalizadas
eletronicamente. Fase atual: estudos técnicos das intervenções físicas
necessárias e de implantação.
A Prefeitura prepara ainda o edital de
concessão do sistema de transporte urbano de Salvador, com efetivação do grupo
de trabalho responsável pela criação dos termos de referência, para a concessão
dos serviços de transporte público e de terminais de passageiros. O processo de
elaboração obedece ao Decreto n. 23.762, assinado pelo prefeito ACM Neto em 2
de janeiro.
A Prefeitura retomou também o diálogo
com o Ministério Público da Bahia sobre entraves e desafios da capital baiana
nas áreas de meio ambiente, mobilidade (transporte e trânsito), Plano Diretor
de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do
Solo (Lous). Até 11 de março, foram sete reuniões no MP. A questão do Aeroclube
também avançou e um novo projeto será levado adiante no local.
TAC e Orla - Outro destaque foi a
assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) definindo as obras de
conclusão da pista marginal à Avenida Luis Viana Filho, a partir da saída do
condomínio Alphaville até a frente do Shopping Paralela. A obra será concluída,
desafogando o trânsito na região e criando uma nova opção de tráfego entre a
via e a orla de Salvador. O TAC foi
assinado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut),
Ministério Público da Bahia e o Shopping Paralela.
O projeto de requalificação da Orla
avança. O prefeito teve esta semana uma reunião decisiva com a Justiça Federal
e a requalificação vai ser feita em seis trechos: São Thomé de Paripe a Tubarão
(Subúrbio), Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio ao Jardim de Alah e
Itapuã. Os projetos são da Fundação
Mário Leal Ferreira e vão contar com recursos próprios e verbas do governo
federal já asseguradas.
LIMPEZA DE CANAIS
Com o intuito de preparar a cidade para
o período de chuva, a Prefeitura realiza a limpeza e dragagem de canais em
diferentes pontos de Salvador. Os trabalhos já foram finalizados no Canal do
Passa Vaca, situado na área de Patamares, e continuam nos canais de São
Cristóvão (rio Ipitanga), Harmonia (Pernambués), rio Rio Trobogy (Patamares) e
rio Lucaia (Vale das Pedrinhas).
As obras são executadas pela
Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), vinculada à
Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec). Além
da limpeza e desobstrução dos canais, a Sucop está realizando ações de
estabilização de encostas, tapa-buracos, poda e erradicação de árvores e
combate a pontos de alagamento.
Seguindo a programação da Sucop, nos
próximos dias deverão ser iniciados os trabalhos de limpeza e dragagem do Canal
da Baixa do Tubo, localizado entre a Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô) e o
bairro de Cosme de Farias.
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Nas estações da Lapa, Pirajá,
Mussurunga, Iguatemi e Rodoviária, assim como no Terminal Marítimo
Ribeira-Plataforma, a rotina de limpeza foi restabelecida pela Transalvador, em
parceria com a Limpurb, e as obras de recuperação dos banheiros que servem à
população e aos rodoviários foram iniciadas, com a participação direta da
categoria nas mesas de negociação e mesmo com dificuldade de ausência de
funcionários terceirizados. A ação dos permissionários que comercializam
alimento nestes locais também foi organizada e está sendo regularmente
fiscalizada.
A Transalvador substituiu duas cabines
do Elevador Lacerda, operando com três ascensores, fazendo com que o
equipamento, um dos principais cartões-postais da cidade, pudesse atender o
intenso fluxo durante o verão. Sobre os planos inclinados Liberdade-Calçada e
Gonçalves, a Transalvador requisitou orçamento para reforma dos equipamentos.
Sobre os planos inclinados Liberdade-Calçada e Gonçalves, a Transalvador
requisitou orçamento para reforma dos equipamentos.
As principais ações desenvolvidas pela
Transalvador nesses 100 dias envolvem as operações Carnaval e Volta às Aulas,
além do cumprimento do Plano de Metas dos 90 dias, estabelecido pela
Prefeitura. Dentre essas metas está o combate ao estacionamento irregular, com
realização de ações educativas e disciplinares na Barra, Avenida Sete de
Setembro/Centro e Comércio/Feira de São Joaquim. Também foram relocados pontos
de ônibus e táxis, que resultou em maior fluidez do tráfego nesses locais.
Lei Seca - Houve também intensificação e
regularização das blitze de Lei Seca, com um total de 5.773 abordagens a
motoristas e 490 autos de infração emitidos por direção associada à ingestão de
bebida alcoólica. Ao todo, 311 veículos foram apreendidos nas 65 operações
realizadas pela Transalvador do primeiro dia de janeiro até esta segunda-feira
(11). Durante a Operação Carnaval, as blitze da Lei Seca foram realizadas em
dobro. Foi criada uma segunda equipe de blitz, permitindo duas blitze diárias
nas principais vias da cidade, como as avenidas Otávio Mangabeira – Orla, Luiz
Viana Filho – Paralela, Mário Leal Ferreira – Bonocô, Antônio Carlos Magalhães
e Dique do Tororó.
Sinalização - A Transalvador também
iniciou a recomposição da sinalização viária - vertical e horizontal – em
diversos pontos da cidade. Reativou 60 fotossensores existentes e implantou
mais 20 novos. Além disso, quando a nova gestão assumiu a Transalvador, a
cidade não contava com nenhum guincho. Hoje, está sendo finalizada a
contratação de 12 caminhões guincho para atender emergências e demandas da
cidade.
FAZENDA
Na Fazenda, destaque para o pagamento em
dia dos servidores, fornecedores e terceirizados e elaboração do projeto de
Reforma Tributária para aumento da arrecadação sem elevação de impostos. Os
dois projetos já tramitam na Câmara Municipal, onde o secretário da Fazenda,
Mauro Ricardo, já participou de duas audiências para tratar do assunto. Além disso, a Prefeitura implantou a
sistemática de avaliação e acompanhamento de gastos públicos, iniciou a
implantação de diversas ações para regularizar a situação do município no
Cadastro Único de Convênio (Cauc), revisão dos contratos de fornecedores e
prestadores de serviços com o município, instituição do caixa único do
Executivo e do planejamento estratégico da Sefaz, auditoria em processos de
desapropriação amigável da gestão anterior, início da auditoria nas Transcons,
contratação de instituições para movimentação e aplicação dos recursos
financeiros da prefeitura, inclusive das empresas públicas.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Nesses 100 dias, a Secretaria de Ordem
Pública trocou em torno de seis mil lâmpadas na cidade. Alguns destaques na
área da iluminação pública:
-
Inauguração da 2ª etapa de iluminação da Av. Vasco da Gama;
- Inauguração de iluminação em Nova
Esperança, Tubarão, Quilombo e Nova Canaã;
- Implantação de novo sistema de
iluminação na Nova Constituinte, Baixa do Petróleo e Arenoso;
- Implantação de nova iluminação na
Paralela (marginais da FTC e Coelba);
- Recuperação da iluminação dos túneis
Américo Simas e Marta Vasconcelos;
- Recuperação da iluminação de várias
avenidas da cidade;
ORDENAMENTO, AMBULANTES E FISCALIZAÇÃO
Foram realizadas quatro reuniões com as
lideranças das associações de ambulantes, visando o reordenamento na cidade,
inicialmente na Avenida Sete, com parceria do Sebrae para implantação do
comercio a céu aberto. O projeto da Fundação Mario Leal Ferreira já foi
aprovado pelas entidades ligadas aos ambulantes. A secretaria está agora nos
ajustes finais para reorganizar do comércio informal na Av. Sete.
Além disso, na área da fiscalização, a
Prefeitura implantou a Coordenação do Plano Integrado, com participação do
setor de fiscalização aos bares e restaurantes, com presença da Limpurb, Sucom
e Vigilância Sanitária. A novidade é que esses órgãos atuam em conjunto,
ampliando o poder de fiscalização.
Outro destaque na área de ordenamento
foi o inicio de negociação com permissionários para a reforma do Mercado de
Itapuã, projeto que integra o plano de requalificação da Orla da cidade.
Carnaval - O grande êxito na Operação
Carnaval na área da fiscalização e ordenamento foi a redução de 22,9% das
agressões com arma branca, ações em conjunto dos agentes de fiscalização da
Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal.
Codecon - Atualização firme na
fiscalização das agencias bancárias, shoppings, super mercados, colégios
particulares, com registro de cinco notificações para o shopping Salvador, 14
no Center Lapa, 47 supermercados e três agencias bancárias.
CARNAVAL, TURISMO E CULTURA
A Prefeitura de Salvador planeja o
Carnaval 2014 desde a Quarta-Feira de Cinzas de 2013 com a primeira reunião do
grupo de trabalho criado pelo prefeito ACM Neto para pensar um novo modelo para
a maior festa de rua do planeta. O grupo, composto por 13 secretarias e órgãos
da gestão municipal, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento,
Cultura e Turismo e da Fundação Gregório de Matos, se reúne a cada 15 dias.
Também são feitos encontros setoriais com grupos e associações envolvidas com o
Carnaval e a sociedade civil organizada. O objetivo é monitorar e executar um
plano de ação para a festa em 2014.
O grupo de trabalho vai discutir e rever
temas como a questão da mobilidade, licenciamento de ambulantes, banheiros
químicos, compartilhamento e integração das equipes da Prefeitura, fila dos
blocos, espaço para novas manifestações culturais e trabalhar por um Carnaval
que se sustente economicamente.
COC – Uma das novidades do Carnaval
deste ano, o primeiro da nova gestão, foi a criação do Centro de Operações para
o Carnaval (COC), com a finalidade de planejar, integrar, monitorar e coordenar
as ações emergenciais e demais atividades de órgãos envolvidos na execução do
evento. O COC também coordenará ações de cada área da Prefeitura, além de
demandar ações corretivas imediatas, assim como formular e executar planos de
urgência, contingência e emergência para a festa. Outra atribuição será
avaliar, ao final do evento, a sua execução, apresentando sugestões de melhoria
para o próximo ano.
Festival da Cidade - O Festival da
Cidade, outra ação da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura,
movimentou Salvador entre 24 a 31 de março em comemoração pelos seus 464 anos
de fundação, envolvendo arte, cultura e lazer espalhados pelos quatro cantos da
capital baiana. Foram mais de 100 eventos, envolvendo cerca de mil artistas,
além de atividades esportivas, religiosas, oficinas e muita participação
popular. Além de eventos públicos e gratuitos, a programação englobou ainda
atividades privadas e incorpora eventos que já vinham ocorrendo e que agora
ganham reforço estrutural para esta semana festiva.
Para a presidente da Saltur, Cláudia
Lima, a cidade precisava há muito tempo de um evento que valorizasse a sua
riqueza cultural para servir de mais um atrativo para visitantes. “Temos
belezas naturais e o Carnaval, mas ainda sofremos muito com a inconstância no
número de visitantes ao longo do ano. Por isso, é importante criar esse
festival e torná-lo mais uma forte marca da cidade, fazendo com que nos
próximos anos tenhamos esse período como outro forte momento de visitação”,
explicou. “Além disso, precisamos devolver ao morador de Salvador o orgulho por
sua terra e por sua cultura”, completou.
Restauração de monumentos - Principal
símbolo da instalação de Salvador por Thomé de Souza, em 29 de março de 1549, o
Marco de Fundação da Cidade, no Porto da Barra, foi entregue à população
completamente recuperado. A restauração foi feita na semana de aniversário da
cidade. O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme
Bellintani, destacou o simbolismo da iniciativa de recuperar o marco. “Esse é o
primeiro trabalho de uma série que faremos em todos os cerca de 180 monumentos
e marcos existentes em Salvador. A cidade precisa ganhar de volta espaços que
estão perdidos e que fazem parte de sua história”, afirmou. O Monumento Cosme
de Farias já começou a ser recuperado.
Outra medida importante foi a inclusão
de Salvador no Sistema Nacional de Cultura, que vai facilitar que a cidade
receba recursos federais para projetos no setor através da pasta e da Fundação
Gregório de Matos.
GESTÃO E SERVIDORES
Nos primeiros 100 dias da nova
administração, a Secretaria de Gestão avançou no diálogo com os servidores,
implantando a Mesa Permanente de Negociação e firmando acordos como o que
estabeleceu a gratificação da Operação Carnaval 2013, racionalizando os gastos
públicos. A lógica utilizada nos encontros realizados entre as partes sempre
privilegiou a busca do entendimento, a partir do reconhecimento, por parte do
Executivo municipal, da importância da participação do servidor público como
elemento fundamental para a realização da maior festa popular do mundo.
Outros destaques da Secretaria de Gestão
nesses 100 dias foi a publicação do decreto que combate o nepotismo,
recadastramento dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas e os
empregados de empresas públicas e de economia mista do município, inclusive as
empresas em liquidação.
Na organização do patrimônio da
Prefeitura de Salvador, a Semge já realizou o primeiro Leilão Público de Bens
Patrimoniais Inservíveis de 2013, no último dia 14. A ação resultou na
arrecadação de R$170 mil aos cofres municipais, o que superou em 180% o valor
do montante.
Na área de Tecnologia da Informação e
Comunicação, uma das principais ações é
a Central de Videomonitoramento, que consiste na utilização de 33
câmeras instaladas em pontos estratégicos pela cidade para acompanhamento do
trânsito, transporte, proteção ao patrimônio público e, mais recentemente,
acompanhamento da população de rua.
Também tiveram destaque o planejamento e
implantação da infraestrutura tecnológica para o Carnaval, a recuperação da
rede de transporte de dados e o funcionamento da Central de Operações
Integradas, que atenderá as diferentes necessidades da gestão municipal.
LIMPEZA PÚBLICA
As ações desenvolvidas pela Limpurb
durante o primeiro trimestre de 2013 tiveram como objetivo organizar a limpeza
urbana e o manejo de resíduos sólidos nas vias e logradouros públicos, em
virtude da quantidade excessiva de “lixo” e entulho dispostos aleatoriamente
nos logradouros públicos. Todos os esforços estiveram concentrados na operação
de coleta de resíduos sólidos, varrição de vias e logradouros públicos e
serviços especiais de capinação, roçagem e lavagem de vias.
Entre as ações desenvolvidas, destaque
para a regularização da coleta de resíduos sólidos nos diversos núcleos de
limpeza; intensificação dos serviços especiais (capinação, roçagem,
gancheamento), com a ampliação de mais cinco equipes, totalizando 16 equipes em
operações; ampliação em 20% da quilometragem de vias varridas em relação à
dezembro de 2012; maior rigor na fiscalização dos serviços terceirizados;
designação de prepostos da Limpurb, durante 24 horas, para controlar o
quantitativo e a procedência de material inerte; inclusão de máquina (três
comboios) para dar maior agilidade na coleta de resíduos públicos descartados
nos logradouros;
ação operacional na Baixa do Petróleo,
em Massaranduba, com a retirada de todo lixo acumulado nas palafitas.
A Limpurb também garantiu a limpeza
antes, durante e após as festas populares, a exemplo do Carnaval. No total,
foram retiradas das ruas 580 mil toneladas de lixo.
DESENVOLVIMENTO URBANO
A Prefeitura, através da Secretaria de
Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano, entregou à população a
Praça da Rua Januária, em Cajazeiras, onde antigamente existia um lixão. A obra
teve início em janeiro, após uma visita do prefeito ACM Neto ao local. O gestor
determinou ainda a limpeza do canal que fica na localidade. Outra obra
importante foi a conclusão das obras na Avenida Vasco da Gama, que tiveram
início na administração passada, mas foram aceleradas na atual gestão,
melhorando o trânsito na região.
Através da Desal, órgão ligado à
secretaria, a Prefeitura também ampliou a passarela que fica em frente à
entrada do Imbuí, na Avenida Luis Viana Filho, a Paralela. Além disso, a Desal
aguarda a regularização de procedimentos burocráticos para iniciar a construção
da passarela localizada em frente ao Sumaré, na Av. Tancredo Neves,
possibilitando a retirada da sinaleira que fica na região. Outra passarela já
anunciada pelo prefeito vai ser construída em frente à Madeireira Brotas.
POLUIÇÃO SONORA
A Sucom combate a poluição sonora
diariamente e ininterruptamente. Só em 2013, o órgão registrou mais de dez mil
reclamações. As ações dos fiscais resultaram na apreensão de 629 equipamentos
de som. Foram emitidas 234 multas, em mais de 90 operações.
Em relação à poluição sonora, a Sucom
age em três frentes, que são o atendimento diário a denúncias, a participação
na Operação Silere – realizada em conjunto com as polícias Civil e Militar,
além da Guarda Municipal -, e as operações de conscientização, com palestras em
escolas, empresas, órgãos públicos e demais locais.
USO DO SOLO
A Sucom também realiza a Operação de
Combate à Poluição Visual, com remoção de propaganda irregular em diversos
pontos da cidade. Somente em uma tarde, já foram retiradas 211 peças
publicitárias de áreas públicas, postes ou árvores.
Outras fiscalizações são realizadas pelo
órgão, tendo como ponto principal a verificação do alvará dentro da validade
para construções, reformas, ampliações, funcionamento de atividade e exibição
de publicidade. Entre os meses de janeiro e fevereiro, foram contabilizadas
1.196 vistorias, com 387 notificações, 218 autos de infração, 54 embargos, 70
interdições, 310 apreensões, 28 demolições e 58 remoções.
POLÍTICAS PARA AS MULHERES
O Portal da Mulher, a articulação do
novo imóvel para mudança do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) e a
organização da programação do Março Mulher em Salvador foram as principais
ações realizadas nos últimos 90 dias pela Prefeitura, através da
Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).
Desenvolvido no período carnavalesco, o
Portal da Mulher teve como intuito fazer a observação e a prevenção junto às
mulheres vítimas de violência. Já o CRLV
deverá ter a sede transferida em um lugar mais amplo na região dos Barris. Além
do calendário de eventos especiais pelo mês das mulheres, a SPM também promove
eventos em diversas localidades, para conscientizar as pessoas sobre a
necessidade de combater os casos de violência contra o sexo feminino.
CIDADE SUSTENTÁVEL
A Prefeitura, através da Secretaria de
Cidade Sustentável, lançou nesses primeiros 100 dias o Programa Verde Perto,
que prevê a adoção e ampliação de espaços públicos e áreas verdes da cidade. O
objetivo é envolver o cidadão, fazendo com que ele não só plante mudas em áreas
públicas, mas também se responsabilize pelo cuidado e manutenção. O projeto foi
lançado no Parque da Cidade, que será revitalizado pela atual gestão dentro do
Verde Perto.
O cidadão ou empresa que adotar o espaço
público recebera o selo Bem-te-vi de cooperação com a cidadania urbana. As três
mil primeiras árvores começaram a ser plantadas no Parque São Bartolomeu, em
função de incêndios que ocorreram em janeiro que desmataram parte do parque. As
margens do Rio Jaguaripe e a Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, também
vão ser beneficiadas com o plantio, que vão atuar para amenizar a sensação de
calor na cidade.
OUVIDORIA
Foram registradas, através do 156,
22.775 ligações atendidas. Dessas:
- 6.441 (28%) foram solicitações de
serviços;
- 11.650 (51%) foram consultas de
protocolos, reincidências e outras informações;
- 4.154 (18%) foram quedas de ligações,
trotes, xingamentos e enganos;
- 530 (3%) foram informações sobre Bolsa
Família;
Os órgãos mais demandados no 156 foram:
- Ordem Pública (61%)
- Limpurb (13%)
- Sucop (10%)
- Saúde (9%)
- Sucom (4%)
- Transalvador (2%)
- Outros (1%)
Os serviços mais demandados no 156
foram:
- Iluminação pública (60%)
- Coleta de lixo (4%)
- Serviços em árvores (4%)
- Castração de animais (4%)
- Remoção de entulho (4%)
- Pavimentação asfáltica/tapa-buracos
(3%)
- Construção irregular (2%)
- Outros (19%)
Foram realizados, através do Sistema
Informatizado de Gestão de Ouvidoria (Sino), 3.232 registros, sendo:
- Solicitações (38%)
- Reclamações (33%)
- Denúncias (9%)
- Elogios (9%)
- Sugestões (8%)
- Informações (3%)
Os meios de contato com a Ouvidoria:
- Presencial/Itinerante: 1.572 (49%)
- Internet: 1.205 (37%)
- Telefone: 424 (13%)
- Veículos de comunicação: 23 (1%)
- Cartas: 7 (0%)
- Formulários: 1 (0%)
Os órgãos mais demandados no Sino foram:
- Saltur (25%)
- Limpurb (15%)
- Sucop (13%)
- Transalvador (8%)
- Sucom (8%)
- Semop (7%)
- SMS (3%)
- Smed (3%)
- Outros (18%)
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