AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Criação da Universidade Federal do Sul da Bahia é aprovada em duas comissões


Criação da Universidade Federal do Sul da Bahia é aprovada em duas comissões
O projeto de lei que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia – com sede na cidade de Itabuna, um campus em Porto Seguro e outro em Teixeira de Freitas – foi aprovado nesta quarta-feira (17) por dois colegiados do Senado: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Falta agora a aprovação do Plenário da Casa.
Apresentado pela Presidência da República, o projeto (PLC 12/2013) já foi aprovado na Câmara dos Deputados, onde iniciou sua tramitação. A expectativa é que a universidade atenda mais de 11 mil alunos em 36 cursos. Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da matéria na CCJ, a iniciativa representa "não apenas um instrumento de inclusão social, mas também um fator de desenvolvimento e integração dessa região do sul da Bahia".
Já a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do projeto na CE, destacou a importância da universidade para uma região "ainda carente de vagas em cursos de nível superior". Ela disse que há cerca de 66 mil alunos de ensino médio na rede pública da região, em contraste com menos de 1,5 mil vagas nas instituições públicas de ensino superior.
A senadora também avalia que, além da Bahia, a nova universidade vai beneficiar outro estado: o Espírito Santo. Ela lembrou que o município de Teixeira de Freitas, por exemplo, faz fronteira com o estado vizinho e, por isso, deve receber muitos estudantes capixabas.
A previsão do governo é que o início das atividades aconteça em 2014 e que a universidade esteja completamente implantada em 2020.
FONTE: AGÊNCIA SENADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário