AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Crie comemorou em Ilhéus o Dia Nacional do Sistema Braille


Crie comemorou em Ilhéus o Dia Nacional do Sistema Braille

Em homenagem ao Dia Nacional do Sistema Braille, instituído pela Lei 12.266 e celebrado em todo o país na última segunda-feira (8), o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu momento de mobilização, idealizado pelas professoras Alessandra Caffé e Dilma Pacheco, na última quarta-feira, 10, na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal. Alunos, pais e a equipe do Crie, composta por pedagogos, psicólogos e professores especializados, distribuíram panfletos, com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da inclusão social dos deficientes visuais.
Na visão da diretora do Crie, Jorsinai Argôlo, a participação da sociedade organizada é fundamental para que o processo de inclusão seja fortalecido e ampliado. “Esse processo precisa estar presente não apenas na escola, mas, também, nas demais áreas e segmentos do município. Por que não podemos sonhar, por exemplo, com restaurantes que ofereçam cardápios em Braille?”, indaga. Outro exemplo citado por ela diz respeito à identificação dos espaços públicos da cidade, através da implantação, nas praças e calçadas, de pisos táteis, faixas em alto relevo fixadas no chão e voltadas para a orientação dos deficientes visuais.
Braille é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas, e inventado na França por um jovem cego chamado Louis Braille. Atualmente, é reconhecido o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade. Além de instituir o Dia Nacional, a Lei 12.266 também determina que as entidades públicas e privadas devam realizar, no dia 8 de abril, eventos destinados a reverenciar a memória de Louis Braille, divulgando e destacando a importância do seu sistema de educação, habilitação e reabilitação profissional.
Crie – O Centro de Referência à Inclusão Escolar atende atualmente 238 alunos, entre crianças e adolescentes portadores de deficiência intelectual, visual, auditiva, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, e dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, disgrafia e discalculia. O Crie está oferecendo, a partir deste ano, vivências em salas de jogos, artes, estimulação psicomotora e letramento, além de triagem, avaliação psicopedagógica e atendimento psicológico.
O centro funciona no turno matutino, das 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17 horas. A equipe de profissionais é formada, entre outros, por psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, professores especializados em libras e braille, além de educador físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário