AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeitura de Salvador atua para ordenar espaço público


Prefeitura de Salvador atua para ordenar espaço público

Plano de Ação Integrada conscientiza e fiscaliza atuação de ambulantes, bares e restaurantes

A Prefeitura de Salvador dá prosseguimento hoje (12) ao Plano de Ação Integrada com o objetivo de garantir o ordenamento na cidade e fiscalizar o comércio informal, bares e restaurantes. Pela manhã, a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, esteve reunida com donos de bares e representantes de shoppings do Centro da cidade para discutir a operação, que começou no início de março pelo Porto da Barra, e a questão do ordenamento do comércio de rua da Avenida Sete de Setembro, cujo projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, está em fase de detalhamento técnico.
O Plano de Ação Integrada visa ordenar o espaço público de uma forma geral, abrangendo bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e o setor da informalidade. A operação é feita de forma conjunta pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Vigilância Sanitária do município, Limpurb e Guarda Municipal. No caso do comércio de rua, a primeira operação foi realizada na última quarta-feira (10), em São Rafael. Ontem (11), aconteceu uma ação integrada na Avenida Tancredo Neves, onde foram feitas apreensões de equipamentos de ambulantes que ocupavam irregularmente o espaço público.
Os ambulantes foram notificados pela Semop com 48 horas de antecedência antes das respectivas operações, inclusive aqueles que ocupavam espaços nas passarelas, o que é ilegal. “O objetivo da Prefeitura não é perseguir ninguém. Nosso objetivo é conscientizar e punir aqueles que insistem em ocupar espaços de forma ilegal. Todos os ambulantes, licenciados ou não, foram notificados e orientados pelos fiscais antes das ações. Esse trabalho de conscientização e ordenamento está sendo feito desde o primeiro dia da gestão do prefeito ACM Neto. Isso tem sido permanente”, explicou Rosemma Maluf.
Hoje, fiscais da Semop continuam na região da Av. Tancredo Neves orientando os ambulantes e garantindo o ordenamento. Ações em outros locais continuarão sendo feitas, inclusive à noite, sobretudo para a Vigilância Sanitária fiscalizar alimentos comercializados de forma indevida. “Estamos dialogando com os ambulantes, de forma consensual, nas áreas onde há espaço para o ordenamento, como na Avenida Sete, Calçada e São Cristóvão. No caso das passarelas, é ilegal a ocupação desses espaços. Temos feito um trabalho de conscientização e estamos notificando para depois agir”, salientou a secretária. 
Números - No caso da Avenida Tancredo Neves, apenas dois ambulantes licenciados puderam permanecer após a operação conjunta dos órgãos da Prefeitura. A operação aconteceu entre 6h30 e 19h, envolvendo 21 fiscais, três veículos e dez guardas municipais, além de um caminhão de apoio. Foram apreendidos equipamentos como carrinhos de supermercado, mesas e cadeiras. Nenhuma mercadoria foi apreendida. A ação conjunta também detectou três ligações ilegais de energia.
A secretária afirmou que a Prefeitura tem total consciência de que o mercado ambulante é conseqüência da crise de emprego no país. Por isso, a atual gestão está discutindo com os ambulantes o ordenamento das áreas destinadas ao comércio de rua e, a médio e longo prazo, a construção de camelódromos. “Mas o que não podemos fazer é deixar prevalecer as questões individuais em detrimento da coletividade. Não podemos permitir a ocupação indevida das passarelas. Nosso objetivo é ordenar, com conscientização e sem prejudicar os ambulantes”, frisou Rosemma Maluf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário