AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Marcelo Molento fala sobre controle de verminoses. Confira!


Marcelo Molento fala sobre controle de verminoses. Confira!
As infecções causadas por parasitas internos geram prejuízos consideráveis na produção de ovinos e caprinos no Brasil e no mundo. A erradicação é, na maioria dos casos, impraticável e geralmente não é necessária para que se possa controlar parasitas economicamente importantes nos animais de criação. Deve-se, então, ter como meta assegurar que populações parasitárias não excedam níveis incompatíveis com o retorno econômico.
Para falar sobre esse assunto, o médico veterinário Marcelo Beltrão Molento, PhD em Parasitologia pela Universidade McGill, no Canadá, concedeu uma entrevista ao FarmPoint.
Marcelo trouxe para o Brasil o método FAMACHA de avaliação individual de tratamento seletivo e é criador do SICOPA, Sistema Integrado de Controle Parasitário. Também é colaborador do site FarmPoint. Confira a entrevista:
1. Por que a verminose é considerada o principal problema sanitário em ovinos e caprinos?
Creio que a verminose é importante por seu carácter clínico, que é visível com a presença de diarréia e da apatia e também pelo alto grau de mortalidade dos animais. Devemos falar do mundo todo, pois mesmo que tenhamos parasitos diferentes e estruturas distintas de criação, o impacto negativo é sempre relatado.
2. Qual o principal erro cometido pelos ovinocaprinocultores na vermifugação de seus animais?
Penso que é o uso de calendários fixos de tratamento. Como as rotinas em intervalos de 30 ou 45 dias, isso já foi positivo, porém hoje o efeito é, em muitas vezes, nulo. Outro problema é o pouco conhecimento de estratégias alternativas de controle sanitário.
3. Qual a dica mais importante você daria para aqueles que estão com alta taxa de mortalidade?
Qualquer um que tenha um taxa de mortalidade acima de 4% pode considerar mudanças no manejo. Com um bom cuidado e uso de medidas básicas na hora certa, posso imaginar algo abaixo de 1%.
4. O que de mais importante os alunos poderão aprender neste curso online?
Estarei disponível todo o tempo e acho que a melhor coisas nestes casos será a troca de experiências. Uma vez que o aluno tenha em mãos o material para as aulas já programadas, o desafio deverá ser em conjunto com o grupo.

Quer aprender a reconhecer o impacto econômico das parasitoses e a definir estratégias para identificar e controlar a resistência parasitária? 
Participe do curso online Controle Parasitário em Ovinos e Caprinos. 
Clique aqui
 e faça sua matrícula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário