AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sem contraindicações, café descafeinado deve ser consumido com moderação


Sem contraindicações, café descafeinado deve ser consumido com moderação
Para os amantes do café, a ausência da cafeína, que também está presente em chás e refrigerantes, faz toda a diferença quando o assunto é paladar. Mas a implicância, ao que parece, tem mais a ver com o hábito do consumo do café comum do que com as características nutricionais, como explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), Vanessa Pacheco.
"O café descafeinado possui aroma, textura e sabor similares ao comum, só diferenciando na quantidade de cafeína. Enquanto o café com cafeína, em 100g, tem em média 0,8 a 2,5 g de cafeína; o café descafeinado precisa ter no máximo 0,1 g/100g de cafeína".
Fora do cabo de guerra da preferência individual entre a bebida com ou sem cafeína, pesquisas já começam a apontar que o café descafeinado pode contribuir na prevenção e no tratamento de algumas doenças: "Um estudo nos Estados Unidos desenvolvido em 2012 pela faculdade de Medicina de Mount Sinai indicou que o descafeinado pode melhorar o metabolismo cerebral em pacientes com diabetes tipo 2. Mas ainda são necessários mais estudos", esclarece Vanessa Pacheco.
Enquanto não chegam mais comprovações sobre os benefícios à saúde, um dos consensos que existe é a recomendação do café descafeinado para pessoas hipertensas ou que apresentem outras complicações, como insônia, distúrbios de ansiedade, taquicardia, esofagites, gastrites, úlceras, azia, náuseas, enxaquecas, labirintites e dores de cabeça.
A nutricionista complementa que não há contraindicações para o consumo do café sem cafeína, mas alerta que não se deve abusar. "O que costumamos pedir é bom senso, pois não adianta 'beber litros' de café descafeinado pensando que não têm cafeína. A substância existe, mas em pequenas quantidades. A recomendação é de no máximo três a quatro xícaras por dia".
Sobre o preparo adequado da bebida, para a preservação dos nutrientes, Vanessa dá dicas que também valem para o café normal: "Alguns cuidados são importantes como utilizar água bem quente, mas não fervente, não reutilizar o pó da bebida e nem reaquecê-la. O consumo dever ser feito logo assim que o café for preparado".
As informações são do Blog da Saúde - Ministério da Saúde, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário