Melhoria do
transporte
urbano coletivo
é prioridade
Visando atender a determinação do
prefeito Claudivane Leite de promover urgentes melhorias no Sistema de
Transporte Coletivo Urbano de Itabuna, a Secretaria de Transportes e Trânsito
(Settran) está finalizando um extenso relatório apontando os principais
problemas que atualmente fazem do serviço prestado pelas empresas que o
exploram um dos piores sistemas entre os municípios baianos.
Para desenvolver o relatório, técnicos e
fiscais da Diretoria de Transportes da Settran realizaram no final de semana
passada uma minuciosa vistoria da frota das duas empresas que operam o sistema.
Dentre os itens observados constatou-se diversas irregularidades em relação ao
estado de conservação e vida útil dos veículos, a exemplo de equipamentos de
segurança defeituosos, inexistência de Certificado de Registro e Licenciamento
de Veículo (CRLV), bem como emplacamento feito em outros municípios ou mesmo em
outros estados da federação.
O diretor de Transportes da Settran,
Tomaz Fernandes de Sousa, adiantou que os resultados preliminares do
diagnóstico apontam para o sucateamento da frota do transporte coletivo urbano
de Itabuna. “Veículos com assentos e vidros quebrados, pisca alertas, freios e
limpadores de pára-brisa defeituosos, falta de cinto de segurança para
motoristas. Enfim, um péssimo estado de conservação e de higiene, colocando em
risco a segurança e o bem-estar dos passageiros, motoristas e cobradores”,
afirmou.
Tomaz disse que foi possível constatar
que em 90% dos veículos adaptados com elevadores para cadeirantes e pessoas com
mobilidade reduzida o equipamento não funciona. Outro agravante observado, de
acordo com o diretor de Transportes, é a inexistência dos carros reservas. Ele
explica que é obrigatória às empresas a manutenção do percentual de 5% da frota
com veículos sobresselentes.
“Os ônibus reservas que nos foram
apresentados estavam todos em manutenção. Ou seja, as empresas não têm
condições de substituir um carro que seja retirado de determinada linha por
apresentar defeito”, ressalta Tomaz. O diretor de Transportes acrescenta que,
além destes problemas, outra questão que preocupa e chama a atenção no Sistema
de Transporte Coletivo de Itabuna é a vida útil da frota.
A Lei municipal que regulamenta o
sistema estabelece o prazo de cinco anos de utilidade para os ônibus.
Entretanto, destaca Tomaz, em uma determinada empresa 60% dos carros são de
2001 e apenas 10 veículos foram fabricados em 2010. Na outra empresa, os ônibus
foram fabricados nos anos de 2003 e 2009.
Intervenção no Sistema
Com base no diagnóstico situacional e
nas ocorrências notificadas pela equipe de fiscais da Diretoria de Transportes,
a Settran está realizando estudos técnicos que orientarão o projeto de
intervenção no sistema, cujo teor deverá ser apresentado ao prefeito Vane e aos
empresários do setor nos próximos dias. Segundo adiantou Tomaz Sousa, dentre as
propostas deverá ser solicitada a renovação de 70% da frota, bem como a
reestruturação das linhas urbanas.
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