Decretos
emergenciais dão início
ao processo de
reorganização de Ilhéus
Com o objetivo de organizar a máquina
pública e atender os limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o
prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou 12 decretos, logo após empossar o
seu secretariado, adotando medidas emergenciais, a maioria dos quais destinados
a promover adequações na folha de pagamento dos servidores municipais. Além
disso, o prefeito, com o decreto 001/2013, determinou que o município de Ilhéus
está em estado de emergência, em razão do quadro caótico em que se encontram
diversos setores da administração municipal.
Jabes Ribeiro fez questão de afirmar que
não assinou tais decretos com alegria, mas observou que as medidas são
necessárias e urgentes para o trabalho de reconstrução de Ilhéus, além de
atender à legislação. Em pronunciamento, após assinar os decretos, o prefeito
falou ainda da importância da colaboração dos servidores e da sociedade
organizadapara que o trabalho de reorganização do município aconteça. “É
preciso que o servidor compreenda que a sua participação nesse processo é
fundamental”.
Ajuste essencial
Sete dos 12 decretos são voltados para
os ajustes no quadro de servidores, uma vez que a LRF (Lei Complementar
001/2000) determina que a folha de pagamento não ultrapasse 54% das receitas
próprias do município, enquanto os gastos com pessoa, atingem o patamar de
70,09%.
A anulação de nomeações e de todos os
atos que geraram aumento dos gastos com pessoal promovidos nos últimos cento e
oitenta dias anteriores de 2012, e a extinção, por nulidade, de todos os
contratos de trabalho firmados sem prévio concurso público, após a Constituição
de 1988, estão previstas nos decretos nº 006/2013 e 007/2013, respectivamente.
Já o art. 1º do decreto nº 008 visa o cancelamento de todas
as gratificações, ajuda de custo e adicional de insalubridade, salvo as que
atendem a legislação em vigor. O retorno dos servidores que estejam à
disposição de outros órgãos e o recadastramento dos servidores também são
medidas adotadas por Jabes Ribeiro, por meio dos decretos de nº 010 e 011/2013.
Diante do cenário de desordem
administrativa protagonizada na última gestão, o qual o número de servidores
apresenta-se descomedido, e a existência de contratos em que valor e função são
paradoxais, o decreto de nº 004 determina a criação de uma comissão para
auditar os contratos de locação firmados pelo município.
O retorno do duplo turno de
funcionamento das repartições públicas municipais das administrações direta e
indireta também endossa as mudanças administrativas do novo governo. O decreto
nº 002/2013 proíbe o pagamento de horas extras aos servidores, salvo os casos
de emergência ou estrito interesse do serviço público. Como complemento aos
atos de ajustes da área do funcionalismo, o prefeito, por meio do decreto
012/2013 autorizou a contratação de uma auditoria externa apurar toda a
situação do quadro de pessoal e da folha salarial.
Relação dos decretos
Nº 001/2013 – Decreta situação de emergência
no Município de Ilhéus;
Nº 002/2013 – Fixa o horário de
funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta;
Nº 003/2013 – Delega poderes para atos
de movimentação de contas;
Nº 004/2013 – Nomeia comissão para
auditoria dos contratos de locação firmados pelo município de Ilhéus;
Nº 005/2013 – Revoga todos os mandatos
outorgados pelo município de Ilhéus;
Nº 006/2013 – Declara extintos por
nulidade todos os atos que resultaram em aumento de despesa com pessoal nos
últimos 180 dias anteriores ao término do exercício 2012;
Nº 007/2013 – Declara extinto por
nulidade todos contratos celebrados sem prévio concurso público;
Nº 008/2013 – Determina o cancelamento
de gratificações, ajuda de custo e insalubridade;
Nº 009/2013 – Autoriza revisão de
vantagens de servidores;
Nº 010/2013 – Determina o retorno dos
servidores que estejam à disposição de outros órgãos;
Nº 011/2013 – Determina o recadastramento
dos servidores municípios;
Nº 012/2013 – Autoriza a contração de
auditoria externa para o quadro de pessoal no Município de Ilhéus;
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