AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

I Simpósio de Comercialização de Cacau em Amêndoas discutirá preço mínimo do produto

I Simpósio de Comercialização de Cacau em Amêndoas discutirá preço mínimo do produto
No próximo dia 28 de agosto o município de Ilhéus será palco do I Simpósio de Comercialização de Cacau em Amêndoas promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
O evento que será realizado no auditório do Escritório Local da Ceplac, tem o objetivo de nivelar o conhecimento sobre os instrumentos de apoio a comercialização, o mercado e suas perspectivas; colher propostas de organização da oferta do produto, de desenvolvimento de estruturas de apoio a comercialização, de inserção de cooperativas nos instrumentos de apoio a comercialização, da organização da classificação de cacau e da promoção da qualidade de seus produtos.
Segundo, o coordenador do evento, Antonio Zugaib, chefe de Planejamento da Ceplac/Sueba, a expectativa é de um público com perfil prioritariamente composto por técnicos, de liderança de produtores, produtores interessados, processadores, operadores de mercado, técnicos de agentes financeiros.
Antonio Zugaib, explicou também que o Simpósio disponibilizará uma pauta propositiva de desenvolvimento de governança a cadeia do cacau no que tange aos seus aspectos comerciais e de mecanismos de articulação com outros agentes econômicos como o setor de armazenagem, moageiro, chocolateiro e outros. “Esse evento é muito importante para a estruturação da política de preço mínimo do cacau”, assegura Zugaib. 
A solenidade de abertura do evento tem início previsto para as 08h00min da próxima quarta-feira, 28, com pronunciamentos de dirigentes da Ceplac e autoridades convidadas. Em seguida Gustavo Henrique Marquim Firmo de Araújo, Chefe de Divisão da Coordenação-Geral para pecuária e culturas permanentes, falará sobre “Política de Garantia de Preços Mínimos e sua potencial aplicação na cadeia do cacau”.
Na seqüência, teremos a palestra: “Políticas de aquisição voltadas a agricultura familiar e suas cooperativas”, feita pelo Secretário de Agricultura Familiar – MDA, Valter Bianchini. Fechando a parte da manhã, será abordado o tema: “Desenvolvimento de capacidade comercial das Cooperativas para o uso dos instrumentos disponíveis de comercializaçãode cacau”, pelo Diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural - Denacoop/SDC, Erikson Camargo Chandoha.
Após o intervalo para o almoço, a programação é retomada as 14h00min  com a palestra: “Avanços operacionais necessários à aplicação das políticas públicas de apoio a comercialização de cacau, seus desafios e gargalos”, pelo  Superintendente de Gestão da Oferta da CONAB, Paulo Morceli.
A programação prossegue com a palestra que será proferida pelos técnicos da Ceplac, Neide Alice Marques Pereira (Cepec) e Joseval M. Martins (Cenex), sobre : “A importância da qualidade e da classificação de cacau,ajustes de padrões e estratégias para a ampliação da rede de prestadores de serviços”.
E o ciclo de palestras tem encerramento previsto com a explanação do tema: “Cadastro e Credenciamento de Armazéns para Estocagem de Produtos Agrícolas (Contrato de Depósitoe Certificação), pelo Gerente de Cadastro e Credenciamento de Armazéns da Conab, Luiz Campos de Almeida.

A Programação do Simpósio prevê ao seu final a elaboração e aprovação de um documento contendo proposições, previamente coletadas e sistematizadas que deverão ser apresentada a Câmara Setorial do Cacau do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário