AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Audiência Pública discutirá tributos incidentes sobre cooperativas populares

Audiência Pública discutirá tributos incidentes sobre cooperativas populares

Evento terá presença de Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária. 
Será realizada no dia 29 deste mês (quinta-feira), às 13h 30, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma audiência pública para discutir a carga tributária incidente sobre as cooperativas populares e outros empreendimentos solidários. O evento terá a participação do professor Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, que é um dos pesquisadores mais reconhecidos nessa área.
A iniciativa é da deputada Neusa Cadore, presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da ALBA e relatora da lei estadual 12.368/2011, que instituiu a Política Estadual de Economia Solidária. A realização da atividade conta com a parceria da Cooperativa Múltipla Fontes de Engomadeira  (Coofe), da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Estado da Bahia (ITCP/COAPPES/UNEB), do Fórum Baiano de Economia Solidária, Rede de Alimentação da Economia Solidária, dos Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia (CESOL's) e a Superintendência de Economia Solidária da Bahia (SESOL).
As cooperativas são organizações compostas por pessoas que tem objetivos comuns e se caracterizam pela gestão democrática. Esses empreendimentos solidários têm um papel significativo na geração de trabalho e renda, no combate à pobreza e na redução das desigualdades sociais. Além disso, configuram-se como um modelo de organização que contribui com o desenvolvimento socioeconômico, tanto dos cooperados quanto das localidades em que eles vivem.
Para Neusa, a incidência das tributações pagas pelas cooperativas, que em muitas situações ainda é similar às empresas privadas, é um dos principais problemas enfrentados pelas organizações populares. “A maioria dessas organizações é de pequeno porte e ficam fragilizadas com aplicação dos diversos impostos, por isso é preciso debater uma alternativa que respeite a realidade desses grupos e estimule ainda mais o desenvolvimento”, completou a deputada.  
O Estado baiano concentra o maior número de organizações do segmento da Região Nordeste e ocupa o 7º lugar do país, com cerca de mil cooperativas, segundo dados do “Estudo sobre o perfil das cooperativas baianas”, produzido pelo Observatório do Trabalho da Bahia. No Estado e no Nordeste, predomina nas cooperativas o emprego feminino.
Inscrições pelo e-mail: inscricoes@neusacadore.com.br

Outras informações pelos telefones: (71) 9617-7335/ 3115-7148

Nenhum comentário:

Postar um comentário