Modificações no
trânsito em Ilhéus
A Superintendência de Transporte e
Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Urbano (Sedur), promoverá alterações no trânsito nos sentidos Zona Sul – Centro
e Centro – Zona Sul, a partir da próxima terça-feira, 05. A via direita da
avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul – Centro será destinada,
exclusivamente, ao tráfego da frota de transporte coletivo e táxis. A medida
também vale para as vans escolares.
Inicialmente, os motoristas terão um
período para adaptação às novas regras. Agentes de trânsito estarão em toda
extensão do trecho, auxiliando e coordenando o tráfego. O objetivo dessa
mudança é dar maior fluidez ao trânsito, evitando ou reduzindo os
congestionamentos.
O titular da Sedur, Isaac Albagli, diz
que a medida beneficiará aos condutores, já que os veículos poderão trafegar em
uma velocidade mais próxima do limite estipulado para aquela via. As principais
mudanças ocorrerão nos sentidos Zona Sul – Centro, Centro – Zona Sul, na Rua
Vereador José Adry, conhecida como Pimenta de Cima, e nas ruas Ana Nery e Joana
Angélica, onde está localizada a delegacia do Ministério do Trabalho.
Sentido Zona Sul – Centro – Visando
proporcionar maior fluidez ao trânsito, a entrada para Sapetinga, Jardim Pontal
e o aeroporto, para os motoristas que estiverem trafegando pela Av. Lomanto
Júnior, no sentido Zona Sul/Centro, se dará, apenas, pela Rua Coronel Pessoa
(esquina do Pontal Praia Hotel), onde será criado uma faixa de espera para os
veículos que farão conversão à esquerda. Serão proibidas todas as outras
conversões à esquerda, nesse sentido, pelas ruas Eustáquio Bastos, Travessa Bon
fim e Avenida Sapetinga. Nesta última, o tempo do semáforo que era utilizado
para permitir o acesso à Sapetinga será adicionado ao tempo do fluxo principal,
contribuindo para fluir o tráfego.
Rua José Adry (Pimenta de Cima) - Será
proibida a alternativa de conversão à esquerda, no sentido Zona Sul/Centro,
pela Rua Vereador José Adry (Pimenta de Cima), para não prejudicar o fluxo do
trânsito, e também a conversão à direita para quem sai por essa rua em direção
à Praça Cairu. Nesse caso os motoristas terão como opção a Av. Belmonte/7 de
Setembro.
Rua Ana Nery - Outra modificação
importante é a reabertura da Rua Ana Nery, hoje fechada por prismas (blocos de
concreto), como único acesso permitido ao largo adjacente ao Terminal Urbano
João Mangabeira, onde se localiza uma escola e um hospital de médio porte. Para
ter acesso a essa via, os veículos entrarão pela Rua Joana Angélica (esquina do
Ministério do Trabalho) em direção ao Terminal. Com essa medida, o tempo do
semáforo para o cruzamento dos carros em direção ao Terminal Urbano será o
mesmo utilizado para a passagem dos pedestres, diminuindo assim o tempo total.
Os motoristas que retornam do Terminal Urbano e querem ir para a Praça Cairú
deverão utilizar a Rua 7 de setembro. A conversão à esquerda saindo da Rua Ana
Nery no sentido Praça Cairú ficará proibida.
Centro – Zona Sul - A principal mudança
que ocorrerá nesse sentido, será a proibição do acesso de veículos na subida da
ladeira que dá acesso à ponte Lomanto Júnior pela Avenida Princesa Isabel nos
horários de pico. Essa medida visa priorizar o fluxo principal que é
constantemente interrompido pelo conflito de veículos naquele local.
Semáforos – Uma das primeiras medidas
adotadas pela Sedur como tentativa de melhorar a mobilidade urbana foi
desativar alguns semáforos no eixo Pontal-Centro. Com a alteração no trânsito
da Avenida Lomanto Júnior, alguns deles voltarão a operar normalmente: o que dá
acesso ao Bairro Sapetinga, e os que estão instalados nas proximidades da
Ceplac e o do SAC, no centro da cidade.
Videomonitoramento - No início da
popular Rua das Oficinas, cabeceira da Ponte Lomanto Júnior, sentido Zona
Sul/Centro, será instalada uma câmera de vídeomonitoramento para inibir as
famosas "roubadinhas" dos veículos que saem da Ponte e descem pela
Avenida Princesa Isabel.
Campanhas educativas – Também serão
iniciadas campanhas educativas que visam auxiliar aos condutores e
conscientizá-los, a fim de diminuir o congestionamento e priorizar o transporte
público. O incentivo ao uso do transporte coletivo foi enfatizado pelo
secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, que vê nesse tipo de transporte
uma alternativa para diminuir a quantidade de automóveis na pista. "Cada ônibus transporta
em média 60 pessoas, que equivale a cerca de 40 veículos. Por isso, o
transporte coletivo precisa ser priorizado para maior flui dez no
tráfego".
A adoção de todas essas medidas vai
trazer benefícios diretos aos usuários do transporte coletivos e ocupantes de
veículos leves que chegarão ao seu destino mais rápido, além de estimular a
população a usar o sistema público de transporte. “Quem ganha é a população,
que poderá agilizar seu cotidiano. Além disso, utilizando o transporte coletivo
colaboramos também para preservar o meio ambiente”, pondera Valério Bomfim,
superintendente interino da Sutran. As campanhas serão desenvolvidas no
decorrer do ano e divulgadas pelos meios de comunicação. Os agentes de
trânsitos estão aptos à orientar aos cidadãos.
As modificações no trecho Zona
sul/Centro, considerado o mais problemático em horários de pico, é uma das
ações desenvolvidas pela Sutran para diminuir o tempo de espera no trânsito,
sendo que outras ações serão implantadas posteriormente, com o mesmo objetivo.
Durante os primeiros 15 dias de implantação do sistema, será realizada uma
avaliação das modificações para introdução de possíveis ajustes.
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