AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Workshop da Caixa reuniu 88 prefeituras do sul da Bahia O evento aconteceu em Itabuna e teve cerca de 200 participantes


Workshop da Caixa reuniu 88 prefeituras do sul da Bahia
O evento aconteceu em Itabuna e teve cerca de 200 participantes




Com cerca de duzentos participantes o Workshop Caixa & Prefeituras – Parcerias e Soluções, reuniu nesta quinta (21), no Hotel Tarik Plaza em Itabuna, oitenta e oito prefeituras do sul da Bahia. Participaram prefeitos, gerentes municipais de contratos e convênios (GMC), e equipes, além dos gestores da Caixa.
O evento teve início com a saudação do prefeito de Itabuna Claudevane Leite, que falou sobre as dificuldades no início dos mandatos e da importância da parceria com a Caixa como facilitadora nas ações de desenvolvimento.  Em seguida palestrou o superintendente da Caixa sul da Bahia, Marcus Vinícius Nascimento, que apontou a contribuição da Caixa no ano de 2012 para o desenvolvimento regional por meio de números e gráficos. Demonstrou que a Caixa, em meio à crise financeira mundial, continuou oferecendo crédito e contribuindo para a estabilidade financeira do país.
A gerente de programas sociais da Caixa, Maria Auxiliadora Silva, falou sobre Microcrédito. Este produto é destinado exclusivamente às Instituições de Microfinanças – IMF, podendo ser ONG, OSCIP ou SCM, cadastradas no MTE/PNMPO - Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado e tem como objetivo viabilizar as operações de microcrédito junto aos empreendedores pessoa física ou jurídica, dos setores formal ou informal, que necessitem de linha de crédito para fomentar suas atividades.
Na palestra do Ministério das Cidades, proferida por Antonio César Ramos dos Santos, foram abordados temas como o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV e o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Esclarecedora, a fala do palestrante motivou diversas intervenções da platéia, com questionamentos e sugestões. As prefeituras beneficiadas pelos programas contribuíram com depoimentos e puderam sanar dúvidas sobre documentos e processos.
Os palestrantes seguintes, Maria de Lourdes e Antonio Carlos Roxo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, discorreram também sobre o PNHR e o Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, que foi o foco da apresentação. Explicaram a participação do Governo do Estado nos programas e ofereceram a consultoria técnica do órgão para os municípios.
Outro tema apresentado no evento, o Regime Próprio de Previdência, foi bastante detalhado pelo Fabio Bittencourt, consultor da matriz da Caixa. Os gestores puderam entender as vantagens para a administração pública em adotar um regime de previdência que pode ser complementar à oficial. Foi possível aos participantes, entenderem o panorama da situação atual e futura da previdência oficial, e a necessidade de se adotar outra forma do benefício.
Vivaldo Mendonça, representando a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, apresentou a entidade e a forma como ela tem atuado na captação de investimentos e sua aplicação em projetos sociais, contribuindo para a redução da pobreza, criando condições de trabalho e melhor qualidade de vida em comunidades de baixa renda.
Na oportunidade foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Caixa e a Prefeitura de Jequié. O documento oficializa a atividade de empregado Caixa que deverá atuar juntamente com a administração municipal. O Representante CAIXA é um empregado da gerência de Desenvolvimento Urbano – GIDUR, com a atribuição exclusiva de prestar um atendimento focado em cada um dos municípios com mais de 100 mil habitantes, auxiliando na apresentação de propostas e projetos à CAIXA, possibilitando uma assistência técnica dentro da Prefeitura do Município. Assinaram a prefeita de Jequié, Dra. Tânia Brito, o superintendente regional da Caixa e testemunharam a gerente de Desenvolvimento Urbano, Giltânia Menezes e a representante Caixa em Jequié, Evelyn Amorim.
No encerramento, o superintendente da Caixa pontuou a importância das parcerias para garantir maior eficácia na busca de investimentos para os municípios. Agradeceu pela parceria da AMURC, Associação dos Municípios da Região Cacaueira pelo apoio na realização do evento. Colocou-se e a Caixa à disposição dos gestores e acrescentou: “a maioria das Prefeituras da região passa por dificuldades neste momento, que ainda é de transição. Este Workshop teve como principal objetivo mostrar aos Prefeitos que existem caminhos que podem ser percorridos, mesmo pelas Prefeituras sem a regularidade fiscal, visando à busca de recursos, principalmente para habitação, como o PNHR, PNHU, FNHIS e o PAC 2. Esperamos, com este evento, estreitar parcerias com os gestores públicos da nossa região, colaborar de forma eficiente e efetiva na busca de soluções para os seus municípios de modo que reconheçam na Caixa sua principal parceira no fim dos quatro anos vindouros”.
Os Workshops Regionais – Caixa e Municípios representam a conclusão das ações da Estratégia de Recepção aos Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos em 2012 e destinam-se aos Prefeitos e Gerentes Municipais de Contratos e Convênios GMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário