AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CAFÉPOINT - 03



Norte do ES: safra do café tem maior peso que o Natal para comércio
A colheita do café começou e o comércio das regiões ao Norte do Espírito Santo já sente os efeitos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) avalia que este período registra um maior faturamento que o do Natal. Em Rio Bananal, na região do Rio Doce, a produção cafeeira movimenta a economia local e os comerciantes já reforçaram o estoque. O período de safra vai até meados de junho.
O diretor da CDL Wesley Casagrande informou que a movimentação da economia cresce em média 20% a 30% durante o período de safra. "O município tem cerca de 120 lojas. Essa época é melhor até que o Natal. A colheita do café dura 90 dias. Estamos muito otimistas", comenta.
A gerente de loja Larissa Brumatti vende artigos para o homem do campo e teve um desempenho acima do esperado em 2012. Ela teve que reforçar o estoque para dar conta da demanda. "Algumas mercadorias acabaram e tivemos que solicitar a reposição aos nossos fornecedores. Todo o ano é assim", disse.
O gerente de supermercado Diogo Bassetti conta que o movimento no supermercado aumenta muito durante a colheita, principalmente aos fins de semana. Isso acontece porque os trabalhadores de fora do estado vêm para comprar itens de necessidade básica. "Nesse período de colheita, a gente reforça o estoque. Já estamos preparados para o movimento", conta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), Rio Bananal possui 17.538 habitantes. A principal atividade econômica do município é a produção cafeeira, com destaque para o tipo conilon. São 10.742 habitantes que vive na área rural, o que representa 69,2% da população. A zona urbana possui 6.796 moradores, 38,8%.
A reportagem é do Portal G1, adaptada pela Equipe CaféPoint.


http://www.cafepoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-de-noticias/norte-do-es-safra-do-cafe-tem-maior-peso-que-o-natal-para-comercio-78961n.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário