Brasileiros
negociam Us$ 3 milhões em feira de cafés especiais nos EUA
Pela primeira vez, uma delegação brasileira
fecha volume expressivo de negócios na 24ª Feira Anual da Associação Americana
de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês), que terminou em 22 de abril, em
Portland, Estados Unidos. Participaram da edição cerca de 100 produtores e 35
empresas por meio do projeto da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA,
na sigla em inglês) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) e patrocínio do Sebrae.
Segundo Vanusia Nogueira,
diretora-executiva da BSCA, os empresários ficaram muito satisfeitos, alguns
venderam o resto da safra 2011/12 e outros firmaram compromissos futuros para a
temporada 2012/13, que começa entre junho e julho. Foram fechados negócios em
torno de US$ 3 milhões. Produtores e empresas têm a expectativa de
comercializar outros US$ 10 milhões na nova safra com os contatos realizados
durante o evento.
A exportação brasileira de cafés de
melhor qualidade, dentro da categoria de cafés "diferenciados", tem
crescido nos últimos anos. De 2007 para 2011, os embarques desses produtos
aumentaram 269,5%, totalizando pouco mais de 8 milhões de sacas no ano passado,
segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil(Cecafé).
No mercado interno, não existem
estatísticas oficiais sobre o consumo dos cafés especiais. A BSCA diz que
algumas estimativas de torrefadores apontam expansão de cerca de 15% no segundo
semestre do ano passado, contra aumento de 5% a 7% dos cafés tradicionais.
As informações são do Valor Econômico,
adaptadas pela Equipe CaféPoint.
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