AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretários e Procuradores unidos pela mudança na Gestão Pública Municipal


Secretários e Procuradores unidos pela
mudança na Gestão Pública Municipal
Com o intuito de compartilhar e buscar a solução para as demandas dos municípios, secretários de Administração e Procuradores do Território Litoral Sul, em parceria com acadêmicos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) criaram fóruns permanentes. O encontro foi realizado nesta terça-feira (5), no auditório do Curso de Direito, na Uesc, em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e tem como finalidade principal: o desenvolvimento da Gestão Pública Municipal.
O encontro foi aberto com uma apresentação do regimento dos fóruns específicos, que através da troca de conhecimentos, buscará soluções estratégicas que visam melhorar as condições de vida da população. O presidente da Amurc, Lenildo Alves de Santana revelou estar feliz pelo chamamento da Uesc às prefeituras para solucionar o grande déficit da Gestão Pública na região e destacou a necessidade dos secretários de administração estarem inteirados com as demais secretarias municipais.
Desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Amurc, os fóruns integram o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS). De acordo com Lenildo a sua criação fortalece a cultura do associativismo, já que todos os encaminhamentos apontam para as ações em coletivo. “Então, o momento é importante, principalmente para os pequenos municípios, que necessitam de um apoio coletivo para melhorar essa estrutura. A ideia é destituir o sentimento de individualismo em nossa região”, destacou.
O Pró-Reitor de Extensão da Uesc, professor Raimundo Bonfim dos Santos revelou que o trabalho pretende atuar na modificação da cultura regional, inserindo no contexto municipal, a importância de criar e desenvolver ações com a participação dos atores do Poder Público. “Os problemas não são isolados, existem as especificidades, mas que serão reeditadas. Temos que pensar coletivamente e reformular a cultura municipal da região”, destacou.
Avaliação
Os representantes municipais aprovaram a iniciativa do projeto e trocaram experiências do primeiro mês de gestão. De acordo com a Procuradora Adenildes Santos de Jesus e o secretário de Administração, Oswaldo Martins dos Santos Júnior, ambos do município de Ibicaraí, o encontro foi importante para conhecer as demandas de todos os municípios, na medida em que elas possam ser aproveitadas, ou seja, “quem já está no mandato há quatro anos atentará para as novas ideias de quem está chegando”.
Diante dos problemas vivenciados, o Procurador do município de Itabuna, Harrison Ferreira Leite revelou que as dificuldades em todos os municípios são as mesmas, no entanto pretende colaborar para que haja uma ligação melhor entre os municípios. Para Mariana Alcântara, secretária de Administração do mesmo município, o evento é importante, pois favorece que os municípios caminhem juntos em favor do crescimento da região “e a Amurc tem desenvolvido essa condição de unificar os municípios e fortalecer o seu entorno”, declarou.
Atuação
O diretor do Departamento de Direito da Uesc, Guilhiardes de Jesus Júnior destacou que o papel da Uesc será de atuar como mediadora na formulação dos fóruns, que podem auxiliar nas atividades que dizem respeito a área jurídica do município. “O principal papel dos departamentos acadêmicos será de articular as ações em parceria com os representantes municipais, colocando a Uesc como intermediador nesse processo”, declarou o acadêmico.
A diretora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Mayana Brandão dos Santos declarou que a Uesc está buscando interagir junto a cada prefeitura com demandas específicas e aplicando as ferramentas necessárias. “Alguns estão tendo as experiências pela primeira vez e essa interlocução vai facilitar. Para isso, precisamos saber as prioridades”, revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário