AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ILHÉUS

Festas populares de tradição marcam o Verão de Ilhéus



          
      O intenso movimento nas praias, a grande quantidade de veículos circulando oriundos de várias cidades da Bahia e de outros estados e a ocupação recorde em pousadas e hotéis em Ilhéus são alguns dos indícios que consolidam Ilhéus como um dos municípios mais procurados pelos turistas. Além de seu belo litoral e de sua riqueza cultural e histórica, entre outros atrativos, a cidade mantém um calendário de festividades populares que ajuda a atrair novos visitantes todos os anos.
      No próximo dia 7, Ilhéus dá início a uma de suas festas mais populares: a Puxada do Mastro. A festividade tem seu ponto alto no domingo (9) e é realizada na Estância Hidromineral de Olivença desde o século XVI. Absorvida pela Igreja Católica, a festa foi iniciada pelos índios e, mais tarde, incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas, passando a prestar homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença. A Puxada do Mastro é marcada pela derrubada e puxada do mastaréu, também conhecido como ‘pau dos meninos’ e do mastro da mata de Ipanema até a Praça Cláudio Magalhães.
      Outro evento que agita a cidade em janeiro é a tradicional Lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião, que acontecerá no dia 22, quando dezenas de pessoas se reúnem na Praça Dom Eduardo, centro da cidade, para lavar as escadarias da igreja com muita água de cheiro, trazida pelas baianas e com o apoio dos carros-pipa cedidos pela Prefeitura Municipal. Além de baianas, o evento reúne outros representantes de terreiros de candomblé, integrantes de blocos afro e de grupos de capoeira, que participam do cortejo que percorre as principais ruas do centro até chegar à Catedral de São Sebastião, onde dezenas de nativos e visitantes aguardam a última etapa do ritual.
      Já  em fevereiro, Ilhéus homenageia Iemanjá com a maior manifestação pública do candomblé realizada na cidade. A festa conta com a participação de dezenas de devotos da Rainha das Águas e, tradicionalmente, é realizada há cerca de 30 anos na cidade no dia 2 de fevereiro, data dedicada à orixá. Em vários pontos das orlas sul, norte e centro, ficam espalhados barracões, onde os devotos depositam oferendas à Iemanjá. Depois das ofertas e de cumprir os ritos nas tendas, inicia-se a formação dos cortejos marítimos que levam os balaios com oferendas para alto-mar. Flores, espelhos e perfumes estão entre os presentes mais oferecidos à orixá, conhecida por seus devotos por sua vaidade. 
      Além das festas tradicionais, em 2011, até o mês de fevereiro, sempre nos dias de quinta-feira, acontece o Cortejo Afro, evento que contará com a participação dos blocos afro da cidade, saindo da Avenida Soares Lopes até a Avenida 2 de Julho, segundo informou o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. Em março, entre os dias 4 e 8, Ilhéus realiza seu carnaval oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário