AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NOVO PRESIDENTE EMPOSSADO NA AMURC

Claudio Dourado defende fortalecimento 
da Amurc

      Por aclamação, o prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado, assumiu a presidência da Amurc com um discurso em defesa do municipalismo e do seu fortalecimento institucional. Ele, que substitui ao prefeito de Uruçuca, Moacir Leite, assume o cargo numa diretoria integrada pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, primeiro vice-presidente e Ronaldo Moitinho, de Iguai, segundo vice-presidente, além de Antônio Mário Damasceno, de Itacaré (primeiro secretário); Neone Cordeiro, de Jussari (na segunda secretaria); Lenildo Santana, de Ibicaraí (tesoureiro) e Jaskson Bomfim, de Santa Cruz da Vitória (segundo tesoureiro).
      Além da defesa do municipalismo, Dourado anunciou parcerias com a UPB, para o acompanhamento de projetos negociados pelas prefeituras em Salvador e Brasília. Conta ainda que em curto prazo pretende ampliar de 32 para 54 o número de municípios filiados à Amurc, com o resgate da sua representatividade e da sua estrutura operacional: “Estamos recebendo uma entidade saneada e estruturada, mas vamos criar uma comissão para avaliar o passivo das gestões anteriores em termos de dívidas trabalhistas e com o INSS”.
      Ele explica que a elaboração de uma chapa de consenso foi o resultado de um amplo diálogo com prefeitos da região e o nome de Azevedo para a vice-presidência levou em conta o seu perfil municipalista e o fato de que Itabuna é a sede da Amurc, “é um companheiro que se dispõe a ajudar e participar do nosso projeto de fortalecimento da entidade,” complementou.
      Cláudio Dourado convocou a todos os prefeitos para que participem da Amurc através de mutirões e ações conjuntas nas áreas de educação, saúde e infraestrutura: “Vamos visitar os municípios da região e promover ao mesmo tempo cursos, seminários e debates sobre temas de interesse regional”.
      O vice-presidente eleito, Capitão Azevedo fez um discurso em defesa da reforma tributária, lembrando que no Brasil ocorre hoje um paradoxo, porque o governo federal anuncia, a cada novo exercício, recordes cada vez maiores na arrecadação dos tributos, enquanto isso, os repasses do FPM permanecem congelados há mais de dois anos: “Hoje, os municípios ficam com o equivalente a 15% dos valores arrecadados e estão cada vez mais empobrecidos,” lamentou.
      Azevedo destacou também a importância da defesa do municipalismo e indicou para a presidência de honra da entidade, o nome do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, também eleito por aclamação.
      A eleição foi aberta pelo ex-presidente, Moacir Leite, que apresentou um relatório das ações realizadas ao longo dos dois anos da sua gestão, com foco na reestruturação da Amurc, com o pagamento de R$ 132 mil de ações trabalhistas e com uma dívida de R$ 336 mil de gestões anteriores para renegociação.
      Moacir Leite falou ainda das lutas em defesa dos municípios da região e de uma agenda política que inclui a questão do aeroporto de Ilhéus, o projeto complexo intermodal que envolve o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste, além da questão da demarcação de terras indígenas, que atinge quatro municípios da região e ações como a criação do Consórcio Litoral Sul, “por isso saio com a consciência do dever cumprido”.
      Na solenidade falou ainda o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, Jônatas Ventura, prefeito de Barra do Rocha, além de gestores municipais de outras cidades da região, todos com um discurso em defesa do municipalismo e do fortalecimento institucional da Amurc, bem como dos governos municipais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário