Guardas municipais participam
de novo encontro visando
curso de formação
Guardas municipais que farão parte das primeiras turmas do curso de formação para segurança pública, que será ministrado a partir do dia 14 de março, participaram na manhã desta quarta-feira (26) de encontro com os dirigentes do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), órgão que ministrará a capacitação. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus e teve o intuito de passar maiores informações aos guardas sobre a grade curricular da capacitação, que terá 476 horas-aula.
Durante a formação os guardas municipais terão aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, uso legal e progressivo da força, primeiros socorros, segurança patrimonial, além de participar de simulações em vias públicas, entre outras disciplinas. “O curso será de extrema importância para que eles conheçam mais e possam atuar como agentes de segurança pública. Além de fazer toda diferença em seus currículos, o município passa a contar com profissionais mais bem capacitados”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Prosem, Marcus Vinícius Oliveira Jr.
Além de repassar informações sobre o curso, após o encontro os guardas que farão parte das turmas iniciais participaram de novas entrevistas que embasarão diagnóstico com a finalidade de mapear a cidade, levantar os principais problemas e desenvolver planos para a formação do plano municipal de segurança pública. Eles também fizeram a entrega da documentação para ingressar no curso. Os documentos foram recolhidos e seguem ainda esta semana para o Ministério da Justiça.
A capacitação é realizada por meio de convênio entre a prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública que garantiu a liberação de R$ 680 mil voltados para a aquisição de veículos e equipamentos, realização de diagnóstico para a formação do plano municipal de segurança pública e curso de formação de segurança pública. Todos os 199 guardas municipais de Ilhéus participarão gratuitamente do curso que será iniciado com duas turmas de 40 pessoas, cada e depois se estenderá aos demais.
lhéus discute ações de prevenção e repressão à criminalidade
Preocupado com a segurança pública na sede do município e principalmente na zona rural de Ilhéus, o vice-prefeito Mário Alexandre se reuniu com os coronéis Nilton Régis Mascarenhas (comandante-geral da Polícia Militar da Bahia) e Ivo de Souza Santos (comandante do policiamento da Região Sul). Na presença de comandantes de Companhias Independentes das zonas Norte-Oeste, Centro e Sul, ele discutiu algumas ações especiais de prevenção e repressão à criminalidade no município. O encontro aconteceu na tarde desta teça-feira (25), na sede da companhia, situada na avenida Proclamação, bairro Jardim Savóia.
Ao representar o prefeito Newton Lima, Mário Alexandre lembrou que embora a responsabilidade sobre a segurança pública seja um dever do estado, a prefeitura também investe na manutenção das polícias Civil e Militar, através da reformulação de convênio de cooperação técnica que garante arcar com custos de combustível. Ele citou que em alguns casos o município cede servidores efetivos para atuar em determinada áreas da Polícia Civil.
Mário Alexandre considerou o encontro positivo e reafirmou o desempenho enérgico no patrulhamento do município, que resultou na desarticulação de alguns pontos que comercializavam drogas no bairro Ilhéus-II e o desmonte de quadrilhas distintas de assaltantes que aterrorizavam a zona norte. O vice-prefeito lembrou que Ilhéus tem uma extensão territorial complexa, o que dificulta ações para a prevenção da violência. Os marginais estavam escondidos nas localidades rurais de Lagoa Encantada e em Sambaituba.
Ações preventivas – Esta semana, a 70ª Companhia Independente da PM das zonas Norte/Oeste realizou ações preventivas nos bairros Iguape, Salobrinho, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e alto do Basílio. A operação contou com o apoio de aeronave do grupamento aéreo e reforço de equipes de patrulhamento por meio de viaturas. Com a descentralização do comando da PM, Ilhéus passou a contar com as companhias independentes das zonas Norte-Oeste, Centro e Sul.
Segundo o coronel Nilton Régis Mascarenhas, por Ilhéus ser um dos polos turísticos da Bahia, a orientação do governo do estado é discutir com a sociedade a problemática da segurança pública no âmbito regional, além de colocar à disposição o aparato policial e manter boa sintonia com o gestor municipal. Outro motivo da visita foi inspecionar as unidades operacionais da PM de Ilhéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário