Shows e a tradicional Puxada do Mastro agitam Olivença neste fim de semana
Considerado um dos mais importantes pontos turísticos de Ilhéus, a Estância Hidromineral de Olivença está localizada há aproximadamente quinze quilômetros ao sul da sede da cidade. Neste fim de semana (8 e 9), o local reviverá a tradicional festa da Puxada do Mastro. Absorvida pela Igreja Católica, a festividade foi iniciada pelos índios no século XVI, com o nome de “Corrida das Toras” e incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas que chegaram no final do século XVI. Desde então, o rito presta homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.
Seguindo com a programação a festividade começa no sábado (8), às 5 da manhã, com alvorada de fogos. À noite, após missa solene dos machadeiros na Igreja de N. S. da Escada, o público curtirá os shows das bandas Lingery de Patricinha e Estância, a partir das 22 horas, no palco montando na Praça Cláudio Magalhães. No domingo (9), dia que concentra o ponto alto da festa, a programação também será iniciada às 5 horas com alvorada de fogos. Moradores da Estância, ilheenses e muitos turistas que aproveitam o verão na cidade tomam as ruas de Olivença à espera do cortejo formado por puxadores do grande mastro e do mastaréu, também conhecido como pau dos meninos.
Enquanto o ritual da derrubada é realizado na mata de Ipanema, dezenas de pessoas enchem as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada dos mastros, o cortejo retorna em direção à Praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba, ainda na parte da manhã. Às 15 horas, está prevista a retomada do cortejo da puxada dos mastros. Na Praça Cláudio Magalhães, enquanto espera a chegada dos mastros, a turma curte o show das bandas Batuke Bom e Frisson, a partir das 16 horas. Já para as 18 horas, está prevista a chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães, onde acontecem o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima e de autoridades municipais.
FONTE: ASCOM ILHÉUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário