Rede de pequenos
mercados de Itabuna reduz custos e repassa menor preço ao consumidor
Case de sucesso é apresentado ao setor,
de 15 a 17, na Superbahia 2013
Em um ano de funcionamento, o setor de
compras no atacado da Associação de Mercados e Supermercados de Bairro de
Itabuna (Redemec) contabiliza uma redução média de 15% dos custos. “Juntos
temos maior poder de negociação junto às grandes indústrias e nos tornamos mais
competitivos ao repassar um menor preço para o consumidor, a exemplo de itens
essenciais como o leite”, afirma o presidente Giovani de Oliveira. Criada há 11
anos, a Redemec tem 14 associados e 16 mercados de bairro, onde são
comercializados cerca de três mil diferentes produtos e gerados 200 empregos
diretos.
O case de sucesso dos empresários de
Itabuna está sendo apresentado na quarta edição da Feira e Convenção Baiana de
Supermercados, Atacados e Distribuidores - Superbahia 2013, de 15 a 17 de
julho, no Centro de Convenções, em Salvador. “Vamos disseminar a ideia de
cooperativismo no I Encontro Estadual de Centrais de Negócios de Varejo de
Autosserviços de Alimentos, evento integrado à programação da feira’, completa
Giovani de Oliveira.
A Superbahia 2013 tem a participação de
120 empresas de segmentos como alimentos, bebidas, higiene, beleza, limpeza,
suprimentos e petshops. A expectativa é receber um público de mais de 15 mil
visitantes e gerar cerca de R$ 400 milhões em negócios nos três dias do evento,
que é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase).
A missão técnica à Salvador foi
organizada pela equipe do Projeto Comércio do Sebrae sob a gestão de Karla
Peixoto. “Os eventos paralelos à feira foram criados para permitir a troca de
informações, conhecimentos e reciclagem”, explica. A feira também promoverá o
acesso às mais recentes tecnologias, produtos, equipamentos e serviços dos
diversos segmentos de mercado ligados ao varejo.
Capacitação
Com apoio do Sebrae, empregadores e
funcionários da Redemec tiveram sua realidade modificada a partir de melhoria
da rede física e oferta de treinamentos. A capacitação chega a 100% dos
gestores e 90% dos colaboradores e os resultados já são detectados, como a
diminuição das perdas e a melhoria do atendimento.
Outros números também revelam
crescimento, como 70% de aumento médio no faturamento das lojas; ampliação de
55% na oferta de vagas de empregos diretos; e crescimento da área (espaço
físico) das lojas associadas, de 110 para 165 metros quadrados, em média.
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