Prefeitura
reforma Centro de Educação Inclusiva de Itabuna
A Prefeitura de Itabuna estará
concluindo nos próximos dias as obras de reforma do Centro Psicossocial de
Educação Inclusiva (CEPEI), mantido pela Secretaria Municipal da Educação. A
unidade se destina ao trabalho de inclusão social para alunos com necessidades
educacionais especiais, pautada nos princípios de respeito à diversidade e às
diferenças, direito à igualdade de oportunidades e garantia de acesso,
permanência e sucesso destes alunos. A previsão é que as atividades do CEPEI
sejam reiniciadas no início do mês de agosto.
Localizado na Rua Felícia de
Novaes, no bairro de Fátima, a unidade estava interditada desde dezembro do ano
passado, quando o telhado desabou. Juntamente com as obras emergenciais
realizadas nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, a
Prefeitura está promovendo a melhoria da infraestrutura física do Centro, que
inclui a reconstrução do telhado e do forro, além da recuperação das redes
elétricas e hidráulicas e a pintura interna e externa do prédio.
No CEPEI, que integra as políticas
públicas de inclusão social da Rede Pública Municipal de Ensino, são realizados
atendimentos psicopedagógico, psicológico e fonoaudiológico, aulas de dança e
movimento e musicoterapia, através de profissionais especializados.
O público alvo do Centro
Psicossocial de Educação Inclusiva são os alunos com deficiência de natureza
física, intelectual ou sensorial, alunos com transtornos globais de
desenvolvimento - alterações no desenvolvimento neuropsicomotor,
comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras -
e alunos com altas habilidades/superdotação.
Além do atendimento especializado
para os alunos, o CEPEI realiza acolhimento familiar, destinado aos pais e/ou
responsáveis, visando à socialização, bem como a otimização do tempo de espera,
através de aulas educativas, palestras, sessões de filmes, oficinas de bordado
e pintura, brechós, coral, dentre outras. O Centro Psicossocial de Educação
Inclusiva também é responsável pela formação dos profissionais da Educação nas
áreas das deficiências visual, auditiva, intelectual e dificuldades de
aprendizagem.
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