Prefeitura e
lojistas discutem revitalização do Beco do Fuxico
Comerciantes da Travessa Adolfo Leite,
mais conhecida como Beco do Fuxico, debateram com representantes da Prefeitura
de Itabuna e Sebrae, na noite de segunda-feira, 22, o projeto de revitalização
da área. O projeto proposto pela prefeitura tem como objetivo a requalificação
de um das ruas mais antigas do centro da cidade.
Segundo o secretário da Indústria,
Comércio e Turismo, José Humberto Martins, a revitalização do Beco do Fuxico é
uma antiga reivindicação dos comerciantes, que pode potencializar os negócios
não apenas pelas mudanças no aspecto, mas por criar um ambiente mais favorável
ao sucesso dos negócios, tornando-os mais competitivo e sustentável.
De acordo com o secretário, o projeto
será executado em parceria com os empresários, Sebrae e Unime. Uma das primeiras medidas para a
requalificação do espaço público é o fim do estacionamento de veículos naquela
artéria. “É um pedido dos empresários que estamos levando para a Secretaria de
Transportes e Trânsito. Será a primeira medida para melhorar o local”, disse
José Humberto.
A coordenadora regional do Sebrae,
Claudiana Figueiredo, afirma que o projeto de qualificação do Beco do Fuxico
contempla diversas dimensões, melhorando a estética visual em todo o aspecto,
desde a fachada das lojas, à melhoria da acessibilidade das calçadas. “Vamos
buscar o resgate da arquitetura e história do local, já que muitos comerciantes
estão naquele espaço há mais de 40 anos, inclusive preservando a fachada dos
imóveis”.
Shopping a céu aberto
O
presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Itabuna -
Sindicom, José Adauto Vieira, destaca a importância do trabalho e diz que os
empresários vão fazer a sua parte, melhorando as fachadas das lojas, oferecendo
produtos e serviços com muito mais qualidade: "Vamos mudar a maneira de
atender o cliente".
Os empresários presentes ao encontro
elogiaram a iniciativa da Prefeitura e instituições parceiras de discutir
amplamente o projeto antes de fazer as intervenções. A maioria deles ainda tem
presente na memória a intervenção feita na Rua Paulino Vieira há dez anos que
resultou na implantação de calçadas, nova iluminação, melhoria na fachada das
lojas, treinamento do pessoal de atendimento e cursos de marketing e gestão.
“Acredito que o conceito de shopping a
céu aberto que a Paulino Vieira alcançou pode ser ampliado, incluindo também o
calçadão da Rui Barbosa, definindo um polígono empresarial inovador de lojas de
roupas, confecções, sapatos, bolsas e acessórios de qualidade”, comentou uma
lojista.
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