AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 5 de maio de 2017

DIA DO TRABALHO – ORIGEM

DIA DO TRABALHO – ORIGEM
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, durante o Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em referência a uma greve geral, iniciada em 1º de maio de 1886 em Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Na ocasião, cerca de 30 mil trabalhadores foram às ruas para protestar contra as péssimas condições de trabalho e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Em meio às manifestações nos dias seguintes, a polícia entrou em confronto com um grupo de operários. No dia 3 de maio, a ação resultou em seis mortos, 50 feridos e centenas de presos e, um dia depois, a luta se intensificou, deixando mais uma centena de vítimas fatais. Levados a julgamento, os líderes do movimento Georg Engel, Adolph Fischer, Louis Lingg e August Spies foram condenados à forca; Sam Fieldem e Michel Shwab, à prisão perpétua; e Oscar Neeb, a 15 anos de detenção.

No Brasil, a primeira celebração da data que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. No governo Getúlio Vargas, o 1º de maio ganhou status de dia oficial do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário