AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Bembé do Mercado homenageia Terreiro Tumba Junçara

Bembé do Mercado homenageia Terreiro Tumba Junçara

A partir Do dia 10 começou em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, a festa do Bembé do Mercado, o único candomblé de rua do mundo, com 128 anos de tradição. O evento, que comemora a libertação dos negros escravizados em 1888, homenageia este ano o Terreiro Tumba Junçara, que está completando 98 anos, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). A programação vai até o próximo domingo, dia 14.
No Bembé do Mercado, mais de 40 terreiros de candomblé de várias nações vão as ruas. Registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012, a partir de pesquisas e proposta do IPAC, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Bembé do Mercado também contará com apresentações de manifestações culturais diárias, no Largo do Mercado, das 19h às 21h. Na sexta (12), às 21h30, Ana Mameto, Cortejo Afro e Rebeca Tárique animam a festa.
Já no sábado (13), às 21h30, acontece o ‘Xirê’, em que um barracão é montado no Largo do Mercado, marcando a comemoração da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, formando o maior candomblé de rua do Brasil. No último dia do evento, domingo (14), às 14h, o povo de santo sairá do Largo do Mercado em direção à praia de Itapema, também em Santo Amaro, para fazer a entrega do presente à Iemanjá.




Segundo o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, devem ser prioridades a preservação dos terreiros, os projetos socioculturais para as comunidades e infraestrutura para a população.

O babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, autor do pedido de Registro Especial do Bembé, feito ao IPAC, diz que a festa está crescendo cada vez mais, apesar da conjuntura política do país. "A luta do Bembé é grande. Pra gente é muito importante esta luta do povo negro". Ele, que também é presidente da comissão gestora e da Associação Beneficente Bembé do Mercado, criada no ano passado, assinala a importância de mais inclusão de projetos culturais para o município de Santo Amaro. "Devemos valorizar nossa cultura", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário