AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Canavieiras Apae comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Canavieiras  Apae comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa
com Deficiência

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras promoveu um desfile pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado noa dia 21.09. A caminhada – também em homenagem à abertura da primavera - saiu da Escola Noécia Vidal Cavalcanti, às 9 horas, percorrendo a avenida Octávio Mangabeira (rua 13), passando pela sede da Secretaria da Educação, na praça da Bandeira, até retornar à Escola Raio de Sol, onde funciona a Apae.
Além dos alunos da Apae, o desfile contou com a participação da Fanfarra Musical de Canavieiras (Famuca), os estudantes das salas multifuncionais das escolas Noécia Cavalcante, Antônio Carlos Magalhães (ACM) e Comunitária São Boaventura, bem como do Colégio Municipal Osmário Batista (CMOB) e do Paulo Freire. Integraram o desfile, ainda, os alunos da Apae de Una. Todos estavam caracterizados com as cores do arco-íris, símbolo da diversidade.
A diretora da Escola Raio de Sol, Isa Ramalho, afirmou que a intenção é conscientizar todos para facilitar o acesso das pessoas com deficiência às oportunidades, abrangendo diversas esferas. “O objetivo é mobilizar a população para a compreensão dos assuntos relativos à deficiência, defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas”, disse a diretora, acrescentando que a Apae, junto com as salas multifuncionais das escolas da rede municipal e o apoio dos pais, busca que as leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.
A Apae de Canavieiras promove a integração e inclusão da pessoa com deficiência intelectual através de diversas ações que buscam fortalecer a autoestima da pessoa com deficiência ao mesmo tempo que mostra as suas potencialidades. “A Apae tem um compromisso especial com a promoção humana e social dos alunos, aprendizes e suas famílias, e por isso realiza ações integradas com as diversas esferas da sociedade na busca da garantia e cumprimento dos direitos dos deficientes”, declarou a diretora.
Dia nacional – O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário