AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 21 de maio de 2016

Ilhéus alerta sobre vacinação contra gripe em crianças

Ilhéus alerta sobre vacinação contra gripe em crianças

Seguindo orientação do Núcleo Regional de Saúde-Sul, as vacinas restantes serão destinadas para a segunda dose em crianças

A Secretaria de Saúde de Ilhéus deu seguimento ontem, sexta-feira, 20, com o calendário de vacinação contra a gripe Trivalente (H1N1, H3N2, B/Brisbane) e faz um alerta à população. O coordenador da Vigilância em Saúde, Antonio Firmo, informa que por orientação do Núcleo Regional de Saúde-Sul, neste momento, as doses recebidas serão destinadas para as crianças de segunda dose, de 6 meses a 4 anos (primovacinados), e de 5 anos a 9 anos (comorbidades/primovacinados).
De acordo com Firmo, Ilhéus já recebeu além da sua meta de doses. “Agora, precisamos assegurar a imunização para estas crianças. Desde o início da campanha que o nosso município mantém a regularidade no abastecimento da vacina em todas suas unidades de saúde. Apenas um dia o trabalho foi interrompido, e mantivemos a vacinação regular, priorizando os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde”.
Por sua vez, a supervisora de Imunização do município, Walkíria Freitas Cardeal, ressaltou que crianças que em anos anteriores somente receberam uma dose são consideradas imunizadas e não devem receber a segunda, pois não são avaliadas como primovacinadas. Até o momento já foram imunizadas 34.175 pessoas que fazem parte de grupos prioritários, o que totaliza 85,59% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A imunização contra gripe foi aplicada em 18.227 idosos a partir de 60 anos; 9.130 em crianças de seis meses a menos de cinco anos; 3.076 povos indígenas; e 2.522 trabalhadores em saúde. Além disso, segundo Firmo, “pessoas de outros municípios vieram tomar a vacina nos nossos postos, em virtude da falta em suas cidades de origem, sendo disponibilizadas imediatamente”.
A imunização também atendeu 966 mulheres grávidas; 254 puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade (410) e funcionários do sistema prisional (27). Além disso, foram vacinadas 5.834 pessoas com comorbidades e 438, sem comorbidades, totalizando 33.693 doses aplicadas.
Lembrete – Walkíria Freitas Cardeal volta a reforçar que a população deve manter hábitos para prevenir a doença. Dentre os cuidados especiais ela lembra que é preciso sempre lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável; manter os ambientes ventilados; e evitar aglomerações e ambientes fechados.

A campanha prossegue em unidades de saúde como as dos bairros Banco da Vitória, período da Tarde; do Salobrinho, período diurno; Vila Cachoeira, período Matutino; Euller no Vilela, período matutino; Posto Sarah Kubitschek, período diurno; do Iguape, segunda a quinta à tarde; de Olivença, pela manhã; do Hernani Sá, período matutino e noite; Herval Soledade no Pontal, período da manhã; do Nossa Senhora da Vitória, período diurno; do Ilhéus II, período matutino; CAE III (antiga Fundação Sesp), período diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário