BC registra alta
nas queixas de serviços dos bancos
Os bancos continuam desrespeitando os
clientes. Dentre as queixas registradas no Banco Central (BC), a oferta ou
prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada está no
topo da lista de reclamações. No total, foram 356 ocorrências registradas só no
mês de abril.
Logo em seguida no ranking das
reclamações ficaram as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade,
segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 304
registros. Em terceiro lugar, vem o
débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 295 queixas. No
total, o BC recebeu 2.931 reclamações, 10,9% a menos do que em março (3.289)
deste ano.
Os clientes podem registrar suas
insatisfações com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras
no Banco Central. Porém, o BC recomenda que a reclamação seja anotada
primeiramente nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de
atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Todas as reclamações
ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional.
Caso o problema não seja resolvido, o
cidadão deve procurar a ouvidoria do banco, que terá um prazo máximo de 15 dias
para responder. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon
e recorrer ao Poder Judiciário.
(FEEB BA/SE)
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