AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Reunião do Conselho Gestor de Patrimônio aconteceu em Feira de Santana

Reunião do Conselho Gestor de Patrimônio aconteceu em Feira de Santana

Grupo de técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura (SecultBa), promoveu no dia 07.08, pela manhã, em Feira de Santana (116,2 Km de Salvador), uma reunião com o Conselho Gestor para a Salvaguarda do Centro de Abastecimento da cidade que congrega o artesanato da região. O objetivo foi discutir a proteção dos artesãos e seus artesanatos através da patrimonialização do local. “Falamos sobre o registro provisório para espaços destinados às práticas culturais coletivas, que é o caso desse Centro”, conta o diretor de Preservação do Patrimônio, Roberto Pellegrino.





O local está sob registro provisório. O IPAC destina de seis meses a dois anos as pesquisas que podem tornar um bem cultural – material ou imaterial – um Patrimônio da Bahia. No caso da central de artesanato, a ideia é inscrever no Livro do Registro Especial dos Espaços, destinados a Práticas Culturais e Coletivas. Essa categoria é respaldada na Lei nº8895/03, regulamentada por Decreto nº 10.039/06, que institui normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônios baianos.

TOMBAMENTOS – “Existe um complexo de riquezas e possibilidades de pesquisa no local, que vai desde a feira até o trabalho de couro, palha e barro, ressaltando a vida dos nordestinos, sendo referência até para as cidades vizinhas da região”, completa Pellegrino. O Centro de Abastecimento passou a funcionar a partir de 1916 na Avenida Getúlio Vargas e a partir de 1976 na região da cidade, abastecendo Feira e cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário