AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

“Ilhéus Folia” contará com a presença de grandes atrações musicais

“Ilhéus Folia” contará com a presença de grandes atrações musicais

Entre elas, Tatau, Jammil, Durval Lélys, Ricardo Chaves e Banda Vingadora. O evento também será animado por grandes nomes do cenário regional, como Lordão, Di Bali, Realce e Na Pegada da Lôra

“Uma das grandes vantagens do carnaval antecipado é que, ao optarmos por esse caminho, estamos tendo a oportunidade de trazer atrações de renome nacional, fato que, durante o período oficial, seria praticamente impossível”. A declaração foi feita recentemente pelo prefeito Jabes Ribeiro, que confirmou a presença neste final de semana (29 a 31), na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, de estrelas da música nacional do porte de Tatau, Jammil e Durval Lélys, além das bandas A Vingadora e Olodum.
Realizado pela Prefeitura, com apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado, Associação de Turismo (Atil), Schincariol, Coca Cola e Costa do Cacau Convention Bureau, o evento foi intitulado “Ilhéus Folia - de Volta a Alegria”. “Estamos trabalhando para fazer um resgate, em alto nível, dos pré-carnavais que marcaram, durante muitos anos, o calendário festivo da cidade”, enfatiza       o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, acrescentando que o evento deste ano também contará com atrações regionais, blocos afro, trios e mini trios elétricos e os tradicionais blocos de sujo.


A programação do “Ilhéus Folia - de Volta a Alegria”, divulgada pela Prefeitura Municipal, é a seguinte: dia 29 (sexta-feira), a partir das 20 horas, Realce, Via de Acesso, Durval Lélys, Tatau, A Rapaziada e Vera Cruz; dia 30 (sábado), Zahra, Banda Vingadora (do grande hit “Metralhadora”), Negra Cor, Ricardo Chaves, Tsunami, Na Pegada da Lôra e Di Bali; e 31 (domingo), último dia da festa momesca, Lordão, Olodum, Duas Medidas, Jammil, Di Balada e Tri Farol.
Portaria - Por meio de portaria, o governo municipal estabeleceu, ainda, o horário de entradas e saídas dos blocos e agremiações carnavalescas, todos devidamente credenciados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Das 10 às 17 horas (30 e 31), terão acesso ao circuito carnavalesco as agremiações e os blocos em geral, que somam cerca de 30. Já das 18 às 20h30min (30 e 31), será a vez dos blocos afro.
A Portaria 030/2016 disciplina também uma série de outras questões importantes. Segundo ela, durante os três dias de carnaval antecipado, “fica terminantemente proibido o uso e a comercialização de produtos em garrafas de vidro e espetinhos de churrasco”. Além disso, “o abastecimento dos comerciantes de todo o circuito, com alimentos, bebidas e produtos de conservação dos mesmos ocorrerá, impreterivelmente, às 14 horas”. Por último, “todos os comerciantes deverão apresentar crachá e/ou documento que comprove sua licença para a comercialização de seus respectivos produtos”.
Segurança–Para garantir a tranquilidade das pessoas que comparecerem à avenida Soares Lopes, a Prefeitura definiu um forte esquema de segurança. O plano de segurança contará com 250 soldados disponibilizados pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que serão distribuídos entre os foliões e em postos elevados. A estratégia também contará com o apoio de 80 segurança particulares, policiais civis, bombeiros e guardas municipais.
Outro detalhe relevante é que a cavalaria da PM estará de plantão, atuando exclusivamente na faixa de areia da praia da Avenida.De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, a segurança é uma área que requer muita atenção, "já que é fator determinante pra uma festade paz, como os ilheenses e turistas merecem".
Trânsito – Com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito e a segurança de nativos e turistas durante os três dias do Carnaval Antecipado de Ilhéus, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) definiu uma série de mudanças em diversas vias da cidade. De acordo com o titular do setor, Isaac Vinhas, as vias de acesso ao circuito do carnaval serão interditadas para a circulação de veículos particulares, salvo para moradores devidamente identificados com os respectivos adesivos ou com quaisquer comprovantes de residência a partir dos seguintes horários: dias 29 (sexta-feira), a partir das 17 horas; 30 (sábado), a partir das 13 horas; e 31 (domingo), a partir das 13 horas.
Segundo o plano de operações elaborado pela Sutran para o carnaval deste ano, o ponto de táxi localizado na praça Dom Eduardo será deslocado para o espaço provisório que será implantado na rua Bento Berilo, nas proximidades da Biblioteca Pública. Já o ponto de ônibus do antigo Grupo Escolar General Osório será desativado nesses dias e horários, cabendo aos usuários se deslocarem para os pontos da praça Coronel Paiva (nas proximidades do antigo Supermercado Delta) ou da Avenida Osvaldo Cruz (nas cercanias do IME).
Saúde - A Secretaria de Saúde (Sesau) ultima os detalhes para atender possíveis emergências médicas durante o “Ilhéus Folia – De volta a alegria”. A estrutura inclui posto avançado, equipe formada por profissionais de diferentes áreas, disponibilização de ambulância e grupo de prevenção a DSTs.
De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Ocké, além disso, todas as unidades hospitalares do município estarão em alerta em relação à disponibilização de pronto socorro. Da mesma forma, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará de sobreaviso. As equipes que trabalham com prevenção e conscientização contra Doenças Sexualmente Transmissíveis estarão no circuito da festa distribuindo preservativos, cartilhas e realizando testes rápidos para detecção de DSTs.

Turismo – O secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, espera que milhares de pessoas, oriundas de várias partes do Estado e até do país, prestigiem a retomada do carnaval antecipado em Ilhéus. “Estamos oferecendo a ilheenses e visitantes a possibilidade de uma festa fora de época e com grandes estrelas nacionais. É um evento que possui todas as possibilidades para reunir muito lazer e alegria, mas, também, geração de renda”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário