AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Expectativa para safra 2016 é de 47 a 50 milhões de sacas de café, diz CNC

Expectativa para safra 2016 é de 47 a 50 milhões de sacas de café, diz CNC
A estimativa de produção cafeeira do Brasil em 2016 do Conselho Nacional do Café (CNC) está entre 47 milhões e 50 milhões de sacas. A entidade divulgou o número na última sexta-feira (15/1) em seu Balanço Semanal. “Nossa primeira perspectiva de safra foi traçada após visitas a algumas regiões produtoras e contatos com nossos associados e se embasa no fato de as condições climáticas terem sido favoráveis desde o fim do ano passado para o desenvolvimento das lavouras, diferente dos veranicos e estiagens registrados em 2014 e 2015, o que permitiu a fixação das floradas e desenvolvimento regular dos chumbinhos. Além disso, 2016 é um ano de alta dentro do ciclo bienal da cafeicultura de arábica no País”, analisou Silas Brasileiro, presidente executivo do CNC.
Destacando a estimativa divulgada pelo IBGE (confira aqui os dados completos) na mesma semana, o texto indicou que o volume da entidade vem ao encontro da expectativa inicial do CNC para este ano. “Por outro lado, o Conselho Nacional do Café recorda que essa expectativa só se confirmará caso as condições climáticas permaneçam dentro da normalidade, pois, se voltarmos a vivenciar cenários adversos do clima, como nas duas safras anteriores, certamente veremos uma safra reduzida no Brasil”, pondera Brasileiro.
Questionado pelo CaféPoint sobre as produções específicas de cada espécie (arábica e conilon), o CNC informou que ainda é cedo para traçar dados específicos, mas aponta os números do IBGE como próximos da realidade climática atual. A primeira estimativa do IBGE para o café arábica em 2016, é de 38,3 milhões de sacas de 60 kg da espécie, crescendo 15,6% em relação a 2015. Já o conilon produziria 11,4 milhões de sacas, aumento de 3,3% em relação ao ano passado.
Fonte: Cafepoint


Nenhum comentário:

Postar um comentário