Usuários do CAPS
AD podem contar com auxílio pelo telefone 132
As pessoas que enfrentam problemas com
familiares envolvidos com qualquer tipo de droga ou que conhecem casos e querem
ajudar, podem contar com o serviço VivaVoz do governo federal. O coordenador do
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD de Itabuna, Jeizon
James, conta que muitos pacientes não fazem idéia da existência desse serviço,
que ele sempre indica para usuários e familiares do CAPS AD.
“É um atendimento fantástico, extra
CAPS” afirma o coordenador. Por meio do telefone 132 é oferecido atendimento
gratuito, exclusivo e especializado, com informações sobre drogas, seus efeitos
e mesmo dúvidas específicas de cada caso são esclarecidas por profissionais.
Jeizon esclarece que, normalmente, as
famílias não estão preparadas para lidar com os problemas e não sabem como agir
em situações simples como, por exemplo, quedas após uso de drogas. “Nesses
casos é só ligar para o VivaVoz, a qualquer hora, que os técnicos orientam
sobre o que fazer” explica o coordenador do CAPS AD.
O atendimento por telefone funciona 24
horas, todos os dias da semana e feriados, informando inclusive locais para
tratamento mais próximo da residência da pessoa que o procura. Em casos
considerados graves, as famílias podem optar por receber o acompanhamento com
ligações periódicas. Tudo é mantido sob sigilo tanto as informações e quanto a
identidade dos usuários.
Os consultores do VivaVoz são profissionais de saúde educação e
assistência social. A unidade do CAPS AD funciona na Avenida. Ibicaraí, 4.550,
no bairro Campo Formoso, na zona oeste de Itabuna.
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