AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Shows marcam os 67 anos do Sindicato dos Comerciários


Shows marcam os 67 anos do
Sindicato dos Comerciários
A partir desta segunda-feira, 20, até o dia 8 de junho, os trabalhadores de Itabuna terão acesso a diversas atividades para comemorar o aniversário do Sindicato dos Comerciários. A entidade, que é uma e um das mais antigas do Sul da Bahia, está completando 67 anos de fundação. A programação foi iniciada na manhã desta segunda, com ato público na Praça Adami, com distribuição de bolo.
  O evento contou com participação de lideranças sindicais e comerciários de Itabuna, que destacaram o papel da entidade não só para os trabalhadores, mas também para a comunidade regional. Uma das lutas que o Sindicato participou ativamente foi a estadualização da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), que hoje é Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Gilson Costa, lembra que a entidade vem brigando por melhores condições de trabalho e salários dignos para o trabalhador. Já o diretor Jairo Araújo avalia que o Sindicato exerce um papel importante na defesa das ações que beneficiam a população do sul da Bahia.
Palestra
A programação de aniversário do Sindicato dos Comerciários terá sequência quinta-feira, 23, a partir das 18h30min, com a palestra do professor e historiador da Universidade Estadual de Santa Cruz, Marcelo Lins, que falará sobre a trajetória do Sindicato, no auditório da entidade.  
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna foi fundado há 67 anos, em 20 de maio de 1946, contudo, há registro de organização de comerciários bem anterior a esta data. Segundo o historiador, há documentos que comprovam a existência de uma associação de caixeiros já na década de 1920. “Foi o embrião do sindicato”, afirma Lins, que está pesquisando sobre a história da entidade e deve publicar um livro sobre o tema em breve.
Marcelo Lins afirma que há registro da fundação de um sindicato de comerciários em 1934. Ele suspeita que a entidade tenha sido fechada pelo Estado Novo e reformulada em 1946.
O professor observa que desde a década de 1950 o Sindicato dos Comerciários de Itabuna defende a redução da jornada de trabalho. ”Através de uma ação do sindicato foi aprovada uma lei municipal garantindo o funcionamento do comércio aos sábados até meio dia: era a chamada Semana Inglesa”, conta.
As comemorações serão encerradas no dia 8 de junho com o forró para os trabalhadores, com as bandas Madame Buchada, Zabumbahia e Minha Banda, no Recanto dos Comerciários, no bairro Conceição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário