Encontro de
formação do Proinfância
debate a
educação infantil em Ilhéus
Com o tema “Organização de ambientes
espaços, materiais e equipamentos das instituições de educação infantil”,
ocorre em Ilhéus o 2° encontro de formação do Proinfância, nesta sexta-feira,
17. Cerca de 80 pessoas – coordenadores pedagógicos, técnicos da educação infantil,
professores, gestores escolares e secretários municipais de educação – de 34
municípios do sul e extremo sul da Bahia participam do evento.
A secretária de Educação de Ilhéus,
Marlúcia Mendes Rocha, recepcionou os participantes na abertura do encontro,
enfatizando a importância para o município sediar o 5° polo baiano do programa,
que é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o
Ministério da Educação. “Por sermos a matriz do projeto na região, nossos
professores têm mais acesso à formação necessária para a qualificação da
educação infantil”, ressalva.
Para a coordenadora geral do Proinfância
na Bahia, Marlene Oliveira dos Santos, o tema discutido neste encontro é
relevante, pois a organização do ambiente espaço integra o currículo da
educação infantil. “A correta adequação e utilização dos materiais e equipamentos
favorecem o desenvolvimento da criança nas múltiplas linguagens e
possibilidades”, diz ela, destacando que os encontros de formação têm como
objetivo a construção de uma educação infantil com mais qualidade, além de
oportunizar o debate sobre a realidade de cada município.
A palestrante do encontro, professora
Cândida Maria Alves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ressaltou
que a educação vai além do ensino. “As diretrizes curriculares são bem claras
com relação à indissociabilidade entre o cuidar e o educar”, sublinha a
educadora, alertando que as creches estão sendo escolarizadas precocemente. “A
criança precisa trabalhar o físico e o ritmo até os sete anos, por isso a
educação infantil deve priorizar a socialização”.
O encontro de formação faz parte do
projeto de assessoramento e acompanhamento pedagógico dos municípios
contemplados pelo Proinfância na Bahia, onde estão instalados dez polos
regionais, abrangendo 237 municípios. O objetivo do projeto é assessorar os
municípios na estruturação e organização do funcionamento das instituições de
educação infantil.
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