AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Encontro de formação do Proinfância debate a educação infantil em Ilhéus


Encontro de formação do Proinfância
debate a educação infantil em Ilhéus
Com o tema “Organização de ambientes espaços, materiais e equipamentos das instituições de educação infantil”, ocorre em Ilhéus o 2° encontro de formação do Proinfância, nesta sexta-feira, 17. Cerca de 80 pessoas – coordenadores pedagógicos, técnicos da educação infantil, professores, gestores escolares e secretários municipais de educação – de 34 municípios do sul e extremo sul da Bahia participam do evento.
A secretária de Educação de Ilhéus, Marlúcia Mendes Rocha, recepcionou os participantes na abertura do encontro, enfatizando a importância para o município sediar o 5° polo baiano do programa, que é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o Ministério da Educação. “Por sermos a matriz do projeto na região, nossos professores têm mais acesso à formação necessária para a qualificação da educação infantil”, ressalva.
Para a coordenadora geral do Proinfância na Bahia, Marlene Oliveira dos Santos, o tema discutido neste encontro é relevante, pois a organização do ambiente espaço integra o currículo da educação infantil. “A correta adequação e utilização dos materiais e equipamentos favorecem o desenvolvimento da criança nas múltiplas linguagens e possibilidades”, diz ela, destacando que os encontros de formação têm como objetivo a construção de uma educação infantil com mais qualidade, além de oportunizar o debate sobre a realidade de cada município.
A palestrante do encontro, professora Cândida Maria Alves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ressaltou que a educação vai além do ensino. “As diretrizes curriculares são bem claras com relação à indissociabilidade entre o cuidar e o educar”, sublinha a educadora, alertando que as creches estão sendo escolarizadas precocemente. “A criança precisa trabalhar o físico e o ritmo até os sete anos, por isso a educação infantil deve priorizar a socialização”.
O encontro de formação faz parte do projeto de assessoramento e acompanhamento pedagógico dos municípios contemplados pelo Proinfância na Bahia, onde estão instalados dez polos regionais, abrangendo 237 municípios. O objetivo do projeto é assessorar os municípios na estruturação e organização do funcionamento das instituições de educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário