Palestras
gratuitas ajudam empreendedores de Itabuna a iniciar seu próprio negócio
Parceria entre Sebrae e Makro
disponibiliza cursos em uma carreta estruturada para o atendimento itinerante
Quando abriu seu próprio negócio, no
ramo varejista de alimentos, há cinco anos, o microempresário Maxson Cruz de
Santos, de Itabuna, não imaginava que em pouco tempo no mercado faria uma
reformulação no empreendimento. “Desfizemos a parceria, eu e meu sócio, e agora
estou sozinho à frente da empresa, com o desafio de dar uma guinada nos
negócios”, explica. Para garantir a sobrevivência da empresa em um mercado
competitivo, ele está em busca de conhecimento técnico para tomar as decisões
certas. “Preciso de acesso ao crédito para ampliar meus estoques, de um
planejamento sólido e de informação sobre técnicas de atendimento ao cliente”,
completa.
Para alcançar esse objetivo, o empresário
não perde as oportunidades de capacitação que são disponibilizadas para quem
quer crescer, com segurança. Ele faz parte do grupo beneficiado pelo projeto
Semana do Cliente Profissional, um ciclo de palestras gratuitas com os
seguintes temas: “Como iniciar seu próprio negócio”, “Como elaborar controles
financeiros” e “As vantagens de se tornar um empreendedor individual”.
A ação é realizada por um grande empresa
do setor de alimentos, a Makro, em parceria com o Sebrae. No pátio do
supermercado, em Itabuna, uma carreta adaptada com sala de treinamento, recebe
clientes da rede, em dois turnos. As palestras, proferidas pelo analista do
Sebrae, Michel Lima, começaram na segunda-feira, 20 e prosseguem na quarta, 22,
e sexta, 24, sempre de 10h às 12h e 14h às 16h.
“Já aprendi sobre controle de caixa e
atendimento ao cliente. Por exemplo, no boca a boca, um consumidor bem atendido
fala de sua satisfação para cinco pessoas, em média; se estiver insatisfeito
com a compra ou serviço, ele conta para o máximo de pessoas que encontrar pela
frente. Isso, claro, prejudica os negócios e pode ser evitado”, reflete Maxson.
Michel Lima destaca a importância desse
conhecimento para o sucesso das empresas. “O brasileiro não tem a cultura de
planejamento para evitar erros que resultem em mortalidade dos negócios. Eles
não sabem separar dinheiro pessoal e da empresa, não delegam tarefas e, também,
não calculam adequadamente os preços de produtos e serviços, com base em seus
custos”, orienta.
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