Assistência Social inicia mapeamento de moradores de rua em Ilhéus
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho iniciou este mês o mapeamento da população de rua de Ilhéus. O trabalho é desenvolvido com apoio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e visa levantar um diagnóstico sobre a quantidade de pessoas que reside nas ruas e todas as condicionantes que cercam a realidade de cada uma delas. O foco da ação são crianças e adolescentes, porém adultos também estão sendo inseridos no levantamento.
A coordenadora do Creas, Vânia Darri, explicou que por meio deste mapeamento será possível conhecer a situação de como vivem essas pessoas, o que as levou a procurar na rua um abrigo e seus endereços de origem. “Sabemos que muitas dessas pessoas não optaram em morar na rua, já que passaram ou ainda passam por diversos problemas como drogas, briga com familiares, perderam emprego, entre outros. Porém, muitas outras não tiveram escolha e acabaram se abrigando nas ruas”. Com o levantamento a prefeitura pode traçar uma estratégia que garanta o retorno das pessoas aos seus municípios de origem, inserção ou reinserção em programas sociais como o Bolsa Família, entre outros benefícios.
A equipe realiza visita em dois turnos: das 5 e 9 horas e das 18 às 22 horas. De acordo com uma das estagiárias que participa do mapeamento, Aline Ramos, “além ampliar sua experiência profissional, a iniciativa contribui para mudar a realidade de vida de dezenas de pessoas”. A catedral de São Sebastião e avenida 2 de Julho foram alguns locais já visitados pela equipe de mapeamento. Os bairros são o próximo roteiro de visitas que prossegue durante o primeiro semestre de 2011.
Creas Pop – O mapeamento da população que vive nas ruas de Ilhéus é uma das contrapartidas exigidas pelo governo federal para que o município possa contar com outro serviço especializado da assistência social: O Creas Pop, que vai tratar especificamente da população de rua. O Creas Pop funciona em articulação com os serviços de acolhimento e deve assegurar atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida. Deve ter espaços destinados à realização de atividades coletivas, higiene pessoal, alimentação e espaço para guarda de pertences pessoais, além de atendimento psicossocial.
Ilhéus conta atualmente com o Creas Violência e Creas Medidas Socioeducativas. Ambos funcionam na avenida Soares Lopes, 1724, das 8 às 17h30min. Informações adicionaisd podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-8353.
NOTA DO EDITOR DO BLOG MACRO SUL NOTÍCIAS: A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E BEM ESTAR DE ITABUNA BEM QUE PODERIA COPIAR ESSE EXCELENTE EXEMPLO QUE A CIDADE VIZINHA, ILHÉUS, ESTÁ DANDO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário