AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ILHÉUS

Centro de Controle de Zoonoses realiza controle a caramujo em Ilhéus



  
O Centro de Controle de Zoonoses tem recebido denúncias da população de Ilhéus sobre a infestação de caramujos em algumas residências e bairros da cidade. A espécie, conhecida como caramujo africano, tem tido ocorrência principalmente na zona sul da cidade, em bairros como Pontal e Sapetinga.
O coordenador do centro em Ilhéus, Aloísio Correia, disse que a infestação pode ter iniciado com o despejo desses animais de forma indevida na natureza. ’’Algumas pessoas criavam o caramujo para a comercialização. Com o fracasso dos negócios, eles eram soltos de forma inadequada nas matas, tornando-se uma praga em muitos lugares do país’’.
O caramujo africano é hermafrodita e possui rápida proliferação. Ele realiza quatro posturas ao ano, com cerca de 400 ovos em cada uma. O animal pode transmitir doenças aos seres humanos e por isso é importante manter um nível de infestação baixo, preservando a saúde pública. Assim, a população deve recorrer ao Centro de Zoonoses quando encontrar estes animais em residências e em lugares públicos como ruas e praças.
Ao receber a denúncia, a equipe do centro irá ao local realizar a catação dos animais que estejam mais evidentes e colocar um produto específico para o controle. O coordenador informou que “o produto utilizado é liberado pelo Ministério do Meio Ambiente e não é nocivo às plantas e nem aos animais domésticos”. Após 10 dias da colocação do produto a equipe retorna ao local para averiguar a situação e recolher os caramujos mortos.
Aloísio explica ainda que o recolhimento dos caramujos mortos é muito importante porque seu casco pode acumular água, contribuindo para a proliferação da dengue. Alguns cuidados devem ser tomados no recolhimento, como pegar o animal somente com luvas ou saco plástico e não permitir que crianças tenham contato com o caramujo. Algumas medidas podem ser tomadas, evitando o acúmulo de lixo e de entulhos como pneus e pedaços de madeira.
As denúncias, tanto da ocorrência de caramujos quanto de outros animais, a exemplo de roedores, escorpiões e cães agressivos podem ser feitas pelos telefones 0800-2846992 e (73) 3634-4434. O Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas e está localizado no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário