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quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lixo colocado na rua fora do horário dificulta trabalho da limpeza em Itabuna

Lixo colocado na rua fora do horário dificulta trabalho da limpeza em Itabuna


            Quem caminha pelas ruas e avenidas de Itabuna e percebe como a limpeza pública melhorou não imagina o trabalho que dá para manter o serviço funcionando com eficiência. Todos os dias, desde as sete horas da manhã até às quatro da manhã do dia seguinte, uma frente de trabalho formada por 144 pessoas, sendo 45 coletores, 84 garis e 15 motoristas, apoiada por 8 caminhões, duas caçambas e uma pá carregadeira vão a campo para garantir que a coleta de lixo e a limpeza pública, ocorram de foram satisfatória.
            O trabalho das equipes mantidas pela Prefeitura (garis) e pela empresa  Biosanear (motoristas e coletores) recolhe cerca de 150 toneladas de lixo e 20 caçambas com entulho, diariamente. O resultado desse esforço é visível nas ruas da cidade. No entanto, esse trabalho ainda enfrenta como principal dificuldade o lixo colocado na calçada fora do horário. E este é o principal apelo do Departamento de Limpeza Pública, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano: que os moradores e comerciantes fiquem atentos aos horários de coleta para só colocar o lixo na rua perto da hora do caminhão passar.
            Para facilitar, um folheto com os horários está sendo produzido para distribuição nos bairros. Até lá, segundo o diretor do departamento, Vicente José da Silva, “o ideal é que cada morador coloque seu lixo na calçada uma hora antes de o carro passar. Para isso, basta olhar a tabela que já foi divulgada e que poderá ser acessada no site, no blog e na página da Prefeitura no Facebook e se programar”. Vicente reforça que a ação evita, inclusive, que animais espalhem o lixo pelas ruas, causando incômodo aos transeuntes.
            O trabalho é dividido em dois turnos, com oito carros de coleta durante o dia e sete à noite. O Departamento de Limpeza Pública mantém ainda fiscalização de áreas em que o lixo ou entulho é armazenado de forma irregular, a exemplo de terrenos baldios e construções. O diretor Vicente José comenta que nesses casos é estipulado um prazo para que o morador cerque a área ou coloque uma concha para entulhos.

            Também está regularizado o trabalho de roçagem, capina, varrição, raspagem, recolocação e pintura de meios-fios, remoção de entulhos e recuperação de canteiros. As melhorias estão sendo realizadas nas principais avenidas da cidade e, em muitas ruas não eram realizadas há anos. Vicente afirma que, atualmente, elas acontecem com a frequência média de 30 dias, o que garante a manutenção.

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