Nota Pública
A crise hídrica
vivenciada por Itabuna em função da estiagem que assola a região e os altos – e
necessários - recursos que estão sendo aplicados no combate ao mosquito Aedes
aegypti e no tratamento da dengue, zica e chikungunya, que resultou na
construção de um QG para atendimento 24 horas à população, tem exigido muito
esforço da administração para continuar a honrar os compromissos assumidos com
fornecedores e com a população de Itabuna. Por tudo isso, temos buscado
priorizar ações para que serviços essenciais continuem a ser oferecidos e obras
que estão em andamento não sofram solução de continuidade.
Nos últimos três anos, durante o
período da Semana Santa, a Prefeitura distribuiu peixes para famílias carentes
cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além de reconhecer
a importância da ação como elemento de resgate à cidadania ela se traduz em um
ato de solidariedade para quem acredita na fé cristã. Este ano, porém, apesar
de todo o esforço para que a iniciativa se repetisse na Semana Santa, ficamos
impossibilitados de promover a distribuição, que nos custaria mais de R$ 700
mil. Sobra-nos vontade, faltam-nos, entretanto, recursos.
Desde o início do atual governo,
estabelecemos uma atenção especial aos mais necessitados. Hoje podemos dizer
que conquistamos avanços importantes. Instalamos o Conselho Municipal de
Políticas Sobre Drogas e o Conselho Municipal da Juventude. Atendemos 6.868
usuários no Plantão Social que foram à procura de serviços como aquisição de
documentos, liberação de passagens para usuários em situação de vulnerabilidade
social e de aluguéis sociais, concessão de auxílios funerários e cestas
básicas. Certificamos mais 967 alunos, em cursos profissionalizantes e 178
adultos nas mais diversas áreas.
Tivemos o reconhecimento pelo
Estado como “Unidade de Referência”, a antiga Divisão de Combate à Violência
Contra a Mulher, alterada atualmente para “Centro de Referência de Atendimento
à Mulher Isabela Nascimento Seara”. Fizemos auditorias dos inscritos no
Programa Minha Casa, Minha Vida, totalizando 9.482 visitas in loco e a
finalização do banco de dados dos inscritos no Município. Para atender a esta
demanda, Itabuna, somente no atual governo, está disponibilizando o maior
programa habitacional da história desta cidade, com a entrega de cinco mil novas
unidades habitacionais para quem não tinha casa própria.
O Programa Bolsa Família Federal
atende 19.088 famílias pobres no município, que recebem benefício com valor
médio de R$ 133,62. De janeiro a dezembro de 2015 foram atendidas no Cadastro
Único do Município 25.012 famílias. Foi inaugurada uma nova unidade do Centro
de Referência de Assistência Social – CRAS, que integra as instalações do
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro URBIS IV.
O Projeto SAS
Itinerante, implantado nesta gestão, já atendeu a um quantitativo de 6.000
pessoas. Em 2015 o Programa Infoleite/Fome Zero atendeu 66 escolas no Município
de Itabuna, sendo contempladas 4.905 crianças, na faixa etária de 2 a 7 anos. A
meta de beneficiários foi atingida em 100%. O atual governo tirou mais de sete
mil pais e mães de família trabalhadores da informalidade.
Tratamos a assistência social de
Itabuna com a devida responsabilidade. Em um ano de campanha eleitoral, não
admitiremos o uso eleitoreiro do fato, em respeito à condição de
vulnerabilidade ainda vivenciada por muitos itabunenses. A administração
municipal manterá o olhar para frente, o olhar dos novos horizontes de
oportunidades que vêm sendo construídos com a ajuda dos nossos programas até a
conclusão do atual mandato.
Itabuna, 14 de
março de 2016.
Prefeitura de
Itabuna
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