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quinta-feira, 17 de março de 2016

Nota Pública

Nota Pública

A crise hídrica vivenciada por Itabuna em função da estiagem que assola a região e os altos – e necessários - recursos que estão sendo aplicados no combate ao mosquito Aedes aegypti e no tratamento da dengue, zica e chikungunya, que resultou na construção de um QG para atendimento 24 horas à população, tem exigido muito esforço da administração para continuar a honrar os compromissos assumidos com fornecedores e com a população de Itabuna. Por tudo isso, temos buscado priorizar ações para que serviços essenciais continuem a ser oferecidos e obras que estão em andamento não sofram solução de continuidade.
            Nos últimos três anos, durante o período da Semana Santa, a Prefeitura distribuiu peixes para famílias carentes cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além de reconhecer a importância da ação como elemento de resgate à cidadania ela se traduz em um ato de solidariedade para quem acredita na fé cristã. Este ano, porém, apesar de todo o esforço para que a iniciativa se repetisse na Semana Santa, ficamos impossibilitados de promover a distribuição, que nos custaria mais de R$ 700 mil. Sobra-nos vontade, faltam-nos, entretanto, recursos.
            Desde o início do atual governo, estabelecemos uma atenção especial aos mais necessitados. Hoje podemos dizer que conquistamos avanços importantes. Instalamos o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e o Conselho Municipal da Juventude. Atendemos 6.868 usuários no Plantão Social que foram à procura de serviços como aquisição de documentos, liberação de passagens para usuários em situação de vulnerabilidade social e de aluguéis sociais, concessão de auxílios funerários e cestas básicas. Certificamos mais 967 alunos, em cursos profissionalizantes e 178 adultos nas mais diversas áreas.
            Tivemos o reconhecimento pelo Estado como “Unidade de Referência”, a antiga Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, alterada atualmente para “Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara”. Fizemos auditorias dos inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, totalizando 9.482 visitas in loco e a finalização do banco de dados dos inscritos no Município. Para atender a esta demanda, Itabuna, somente no atual governo, está disponibilizando o maior programa habitacional da história desta cidade, com a entrega de cinco mil novas unidades habitacionais para quem não tinha casa própria.
            O Programa Bolsa Família Federal atende 19.088 famílias pobres no município, que recebem benefício com valor médio de R$ 133,62. De janeiro a dezembro de 2015 foram atendidas no Cadastro Único do Município 25.012 famílias. Foi inaugurada uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que integra as instalações do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro URBIS IV.
O Projeto SAS Itinerante, implantado nesta gestão, já atendeu a um quantitativo de 6.000 pessoas. Em 2015 o Programa Infoleite/Fome Zero atendeu 66 escolas no Município de Itabuna, sendo contempladas 4.905 crianças, na faixa etária de 2 a 7 anos. A meta de beneficiários foi atingida em 100%. O atual governo tirou mais de sete mil pais e mães de família trabalhadores da informalidade.
            Tratamos a assistência social de Itabuna com a devida responsabilidade. Em um ano de campanha eleitoral, não admitiremos o uso eleitoreiro do fato, em respeito à condição de vulnerabilidade ainda vivenciada por muitos itabunenses. A administração municipal manterá o olhar para frente, o olhar dos novos horizontes de oportunidades que vêm sendo construídos com a ajuda dos nossos programas até a conclusão do atual mandato.

Itabuna, 14 de março de 2016.
Prefeitura de Itabuna


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