0,50 centavos de
Grécia Antiga:
Nem a Nike nos
ajudou
Por
Jacquelyne Queiroz
Laís Souza, aluna do curso de Licenciatura em História da
UNEB/Eunápolis, nos escreveu fazendo o seguinte questionamento: Podemos ter
0,50 centavos da Grécia Antiga ao observamos a marca de artigos esportivos
Nike?
Sim, eu acho na verdade que podemos
ter até 1 real da Grécia antiga com a marca Nike.
A deusa grega Nike (Nique, Nice) tem como características principais
conceder a vitória e a velocidade. Ela é filha da deusa Estige e do titã Palas.
Tem como irmãos Zelo (Dedicação), Crato (Poder) e Bias (Força). Hesíodo nos
conta que durante a guerra de Zeus contra os titãs, a deusa Estige foi a
primeira a oferecer o apoio de seus filhos à Zeus.
Depois de vencida a batalha contra os
titãs e reestabelecida a ordem sobre a terra, os deuses Nike, Zelo, Crato e
Bias estão “sempre perto de Zeus gravitroante [troveja gravemente] repousam”
(Hes. Teogonia, v. 383-401).
Segundo outras narrativas míticas a deusa Nike é companheira inseparável
de Atena. Mossé (2008, p. 154) afirma que a estátua de Atena Partenos media
quase 12 metros e trazia na mão direita a deusa Nike com 2 metros de altura.
Nike é descrita como uma deusa alada que portava uma palma e uma coroa
feita de ramos. Além de ser companheira de Zeus e de Atena, ela também estava à
frente dos jogos ginásticos, das artes e dos trabalhos artesanais.
Desde os Jogos Olímpicos de 1896 quase todas as medalhas olímpicas
possuem a imagem da deusa Nike e da coroa de ramos. Vale a pena dar uma olhadinha
na reportagem da revista Época (click AQUI) onde mostra os detalhes dessas
medalhas e a presença tão forte da deusa da vitória nos esportes. É muito
provável que o símbolo da marca de artigos esportivos Nike seja uma tentativa
de reproduzir uma das asas da deusa.
Agora, faço o seguinte questionamento: Por que uma marca de artigos
esportivos escolhe como nome Nike? A resposta nos parece agora tão óbvia... é
claro, para evocar a vitória e a velocidade para aqueles que a usam.
Mas, será que a deusa Nike vai conceder a vitória apenas para aqueles
que usam/carregam um dos seus símbolos? Vamos utilizar um exemplo para
tentarmos elucidar essa questão: a marca Nike é patrocinadora da seleção
brasileira de futebol.
No dia 8 de julho de 2014 o
time de futebol brasileiro levou 7 gols da Alemanha na Copa. Foi terrível,
levantei para pegar uma pipoca na cozinha e quando voltei o Brasil já tinha
levado mais 2 gols. O negócio foi tão feio que mesmo carregando a Nike no
peito, a deusa da vitória não nos ajudou nesse jogo.
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