AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MACRO SUL ENTREVISTA

MACRO SUL ENTREVISTA

Por João Queiroz

O entrevistado dessa edição é Pedro Jackson, popularmente conhecido como Pedrão, Prefeito em exercício na cidade de Itapé. A pauta foi idealizada através dos temas atuais que envolvem as administrações dos municípios brasileiros.

MACRO SUL NOTÍCIAS – Em dois anos e dez meses sob sua gestão, quais as prioridades que foram objetivadas?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Pagamento de salário de efetivos, concursados e contratados em dia. Construção em parceria com os Governos Estadual e Federal para diversas obras. Liberação de transporte para trabalhadores Itapeenses na Cidade de Itabuna em parceria com a Trifil , Elite e a Mirassul etc

M. S. N. – O país está passando por uma verdadeira e turbulenta crise econômica, quais os efeitos causados aos municípios, principalmente os de pequeno porte?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Total desequilíbrio nas contas públicas Municipais diante das constantes queda nos repasses do FPM principal receita dos Municípios.

M. S. N – Alguma secretaria, especificamente, é diretamente atingida quando ocorre uma redução de recursos, a exemplo do ICMS?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Todas as Secretarias sofrem com a queda nas receitas Municipais, desde quando a Educação, saúde etc., tem um percentual do FPM para essas receitas.

M. S. N – Os projetos em parceria com os Governos Federal e Estadual que foi iniciado e encontram-se estagnados, devido a cortes nos recursos de origens, até o fim de seu mandato poderão ser concluídos?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Não se encontram estagnados. A Creche pró-infância 20% dos recursos estão em conta corrente há mais de um ano, o que houve foi uma dificuldade na terraplanagem do terreno que já esta sendo saneada e já estamos providenciando a licitação. A escola de 06 salas de aula também com 20% dos recursos em conta já licitada e a ordem de serviço assinada para inicio. A Delegacia de Policia, a quadra poliesportiva foi que realmente os recursos atrasaram uns 60 dias, porém já se encontra deferido pelo FNDE que está liberando mais 27% para conclusão. O Posto de Saúde Clarismundo foi concluído e inaugurado. A Policlínica foi concluída e inaugurada. As ruas Joaquim Pereira Dias e Jeremias Caetano também e já foram inauguradas. Aguardamos a liberação pela Conder para as pavimentações à base de paralelepípedos das ruas D, H e parte da Bernardo de Andrade para inicio das obras.

M. S. N – O reinício das obras da construção da barragem seria uma oportunidade que poderia contribuir com a geração de empregos e revitalização do comércio em Itapé? O que falta?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Falta alguma Empresa se habilitar para a licitação o que esperamos que ocorra até o final do mês de outubro. Houve duas outras licitações, porém, NENHUMA empreiteira se habilitou. Finalizado e legalizado esse processo licitatória, as obras serão iniciadas e, evidentemente irá gerar 10 empregos diretos e recolhimento de ISS para o município.

M. S. N – Uma das suas maiores preocupações é manter os salários dos servidores, que o Sr. tanto valoriza, em dias. Como isso é possível?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Geralmente de janeiro a junho de a receita da pra manter nossos serviços básicos priorizando a folha de funcionários, fornecedores e prestadores de serviço. Infelizmente de julho a novembro, quando o Governo Federal RESTITUI O IMPOSTO DE RENDA às pessoas físicas e Jurídicas, o FPM que é o gerador desses recursos para pagamentos dos salários, cai e reflete NEGATIVAMENTE nas receitas Municipais. Essa caótica situação só pode ser resolvida a partir do dia 10.01.2016 quando os Municípios recebem uma cota extra de 1% do FPM para superar esse período negativo.

M. S. N – Existe projeto para ampliação ou construção de um novo cemitério?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Ainda não. No momento o  município não dispõe de recursos.  A Partir de março de 2016 já temos um projeto pronto para construção de GAVETAS no mesmo local atual, ou seja, ampliaremos o cemitério já existente de forma vertical como já ocorre nos municípios de médio e grande porte.

M. S. N – Setores básicos como a educação e saúde não podem estagnar, como está sendo possível mantê-los?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Com todas as dificuldades possíveis. Itapé hoje recebe 26.680,00 para manter uma equipe de medico, enfermeira e técnico em 04 Postos de Saúde a Família. Recebemos 13.380,00 para manter 05 Dentistas e ACD (auxiliar) e recebemos APENAS 24.350,00 do PAB fixo para manter 08 enfermeiras, 08 técnicos, 02 Nutricionistas, 04 Fisioterapeutas e os médicos que trabalham em regime de plantão 12 e 24 horas, além dos médicos ambulatoriais a exemplo de Pneumologista, Cardiologista, Neurologista, Clínico Geral, Ginecologista etc, etc. Recebemos muitas críticas ainda, mas, duvido que qualquer outro gestor ou Secretária de Saúde FAÇAM MELHOR. Isso sem falar nos veículos que ficam à disposição da comunidade a exemplo de: 01 Kombi, 02 ambulâncias, 02 Unos, 01 Gol, 01 Santana.

M. S. N – Apesar de todas as dificuldades financeiras, ocorridos nesses dois anos e dez meses, obras que beneficiam a população foram realizadas, é possível enumerá-las?


PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Quadra Poliesportiva, Pavimentação de ruas, recuperação de diversas ruas, construção de uma Policlínica, construção de um Posto de Saúde, reforma geral do Posto de Saúde Central, inicio da construção do mercado de Frutas e verduras, reforma de todas as escolas Municipais, reforma geral das 02 creches de Itapé e Entroncamento, Delegacia de Policia, Manutenção das estadas Vicinais, abertura de aguadas e represas em 27 fazendas de pequenos agricultores na região do Palmeiras etc. Em dezembro iniciaremos a reforma dos 04 Postos de Saúde Família que já está na parte final do processo licitatório.

M. S. N – A população será surpreendida com alguns projetos até o fim de sua gestão?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Surpreendida não, mas verão a continuidade desse trabalho que já desenvolvemos. Esperamos inaugurar a URBANIZAÇÃO da Avenida Ibicaraí no entroncamento. creche até final do mandato o 1º semestre a escola de 06 salas de aula no bairro Luiz Viana, uma escola com 04 salas de aula na Estiva.
                                                                                                                                   
M. S. N – Que mensagem de otimismo o Sr. deixaria para a população itapeense?

PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – A mensagem é sempre de ESPERANÇA de dias melhores para nossa comunidade, e que, nos momentos difíceis, Deus sempre nos dá força e sabedoria para superá-los.

M. S. N – Quais suas considerações finais?


PEDRO JACKSON (PEDRÃO) – Dizer que Deus e a maioria dos eleitores Itapeenses já mim deram a oportunidade de governar Itapé por 04 mandatos, 16 anos (dezesseis anos), e ainda tendo a felicidade de ter indicado e ajudado a eleger mais 02 sucessores.  Peço a Deus que continue mim protegendo e mim dando forças e sabedoria para corresponder, com a confiança em mim depositada, procurando concluir mais este mandato, fazendo sempre o melhor para nossa comunidade itapeense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário