AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 8 de novembro de 2015

CAIXA ABRE EDITAL PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

CAIXA ABRE EDITAL PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

Licitação de sistemas fotovoltaicos em 44 unidades do banco foi divulgada na quarta-feira (4)
A Caixa Econômica Federal publicou na quarta-feira (4) edital de licitação para instalação de sistemas fotovoltaicos em 44 unidades do banco. A ação integra o projeto de autogeração de energia que visa incorporar na matriz de consumo da empresa fontes renováveis de geração para uso próprio, permitindo a redução dos custos com energia elétrica. Até 2017, 168 unidades do banco devem receber os sistemas, numa economia estimada de R$ 13 milhões por ano.
A potência total a ser instalada nesta primeira etapa é de 3,36 MWp (Megawatt-pico), suficiente para o abastecimento de 2.300 residências ou um prédio comercial de 60 mil m². Os sistemas serão instalados em 42 agências no interior do estado de São Paulo e em dois edifícios no Distrito Federal.
"A CAIXA já possui o menor consumo de energia do mercado bancário brasileiro", afirma a presidenta do banco, Miriam Belchior. "E agora precisamos agir na outra ponta, gerando parte de nossa própria energia. A CAIXA sai na frente com esse projeto, contribuindo para a redução de despesas e para o desenvolvimento sustentável do país, como referência em matriz energética diversificada", conclui.
Após o êxito de projeto piloto implantado em dezembro de 2014, a CAIXA efetuou estudos técnicos de insolação, consumo de energia e sombreamento de diversas unidades, bem como das condições tarifárias de cada concessionária, resultando na seleção de 44 unidades para a primeira etapa do projeto de autogeração de energia da CAIXA.
O projeto se viabilizou considerando o atual cenário energético brasileiro, onde há necessidade de geração de energia elétrica por fontes renováveis alternativas, a partir da Resolução 482/2012 da ANEEL, que permite a microgeração descentralizada de energia por outras fontes.
Agência piloto:
A CAIXA inaugurou em 3 de dezembro de 2014, no município de Vazante (MG), a primeira agência bancária energeticamente autossuficiente do Brasil. A Agência Vazante foi a primeira edificação comercial do país a ter balanço de energia anual positivo, por meio de geração por fonte sustentável fotovoltaica, gerando, assim, mais energia do que consome.
O piloto contou com soluções técnicas para proporcionar o menor consumo possível de energia elétrica, ou seja, a máxima eficiência energética. Localizada a 350km de Brasília e a 600km de Belo Horizonte, a unidade de 650m² possui consumo de energia de 112 MWh/ano a um custo, à época, de R$ 51 mil por ano, que passou a ser economizado.

O imóvel foi escolhido por atender a critérios como incidência de radiação solar; construção com soluções técnicas que propiciam baixo consumo de energia, e melhores condições para instalação dos painéis em termos de telhado, acesso e orientação do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário