AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 21 de junho de 2014

Projeto Forró do Campo relaciona tradições e atividades pedagógicas em Ilhéus

Projeto Forró do Campo relaciona tradições e atividades pedagógicas em Ilhéus




Com a atividade, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu conhecimento sobre as características das festas juninas em diferentes comunidades de Ilhéus, por meio de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos estudantes.
O mês de junho desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar assuntos vinculados às tradições regionais.  E para ampliar o conhecimento sobre o tema, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), junto com as escolas nucleadas de Ilhéus, realizou o projeto Forró do Campo que culminou nesta sexta-feira, dia 20, em uma festa, com apresentações de quadrilhas, músicas e comidas típicas. O evento ocorreu no estande da Rota da Integração Familiar da Bahia, na Avenida Soares Lopes, e contou com a participação de alunos do ensino fundamental e do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada unidade escolar do campo organizou uma única quadrilha ou apresentação.
Com a atividade, a Seduc promoveu conhecimento sobre as características das festas juninas em diferentes comunidades de Ilhéus, por meio de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos estudantes. O projeto também estimulou a valorização da cultura local, demonstrando atitudes de respeito ao homem do campo, além de enfatizar a importância do trabalho em equipe.
 A secretária Marlúcia Mendez e a Diretora de Educação no Campo, Patrícia Prisco, participaram do evento e destacaram que o projeto propõe a interligação entre as práticas locais e os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colaborando para o aprendizado e elevação da auto estima dos alunos. “Além disso, compreendemos a festa junina com o valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos. Assim, toda comunidade ganha, seja ela local ou escolar, contando com a parceria maior da agricultura familiar nesse contesto”, declara Patrícia.  
Rota da Integração Familiar da Bahia – A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia integra o programa Viva Melhor, do governo do Estado e, até a próxima terça-feira, dia 24, reúne oito cooperativas em um estande montado na Avenida Soares Lopes, para comercialização de produtos como biscoitos, sequilhos, licor de chocolate, sabonete de leite de cabra, tapiocas, artesanatos, entre outros. A exposição em Ilhéus conta com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 Participam da exposição as organizações Flor da Terra, Cooperativa dos Agricultores Familiar e Econômica Solidária (Coopafes), Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), Coproafe, Bahia Cacau, Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper), Dute Artesanato e Associação Humildes do Cipó.
O projeto tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas, sendo articulado com os programas Plano Brasil e Brasil sem Miséria. O Viva Melhor desenvolve ações da Assistência Técnica e Extensão Rural, atua no fomento às atividades produtivas, à agro industrialização e comercialização da produção, com foco nas principais cadeias produtivas.
Agricultura Familiar - Entende-se por agricultura familiar, o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades  médias ou grandes.

 A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros, responde por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário