AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Festival de Cinema proporciona voz e visibilidade para o talento juvenil de Ilhéus

Festival de Cinema proporciona voz e visibilidade para o talento juvenil de Ilhéus
O Feciba, que teve início no domingo, 1º de junho e ocorre até o próximo sábado, dia 7, tem como tema “A revolução vem do interior”, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Durante a sessão de abertura do segundo dia do IV Festival de Cinema Baiano (Feciba), em Ilhéus, segunda-feira, dia 2,  a secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, que representou o governo municipal, destacou a importância do evento para a cultura local.  Na ocasião, o curta “O Armário”, de produtores locais, foi apresentado e ganhou o interesse do publico e de um dos cineastas que participa do festival.
O Feciba, que teve início no domingo, 1º de junho e ocorre até o próximo sábado, dia 7, tem como tema “A revolução vem do interior”, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).    “É um privilegio para Ilhéus ser a única cidade da Bahia que sedia esse festival, e dessa forma pode mostrar novos talentos e lançar esses jovens cineastas para o mundo, dando a eles voz e visibilidade”, afirmou a secretária.
Após a solenidade de abertura das atividades no segundo dia do evento, foi exibido o filme “A Coleção Invisível”, com direção de Bernard Attal e atuação de Vladimir Brichta e Walmor Changas, já falecido, além de atores e atrizes grapiúnas, vencedor do prêmio de Melhor  Filme no 16º Festival do Cinema Brasileiro de Paris na França de 2014. A classificação do filme é de 14 anos, e a entrada foi franca.
Em seguida, o público foi convidado a participar de um bate-papo com a presença dos realizadores do filme, Carlos Shintomi (assistente de produção), Emiron Gouveia (ator), Elson Rosário (produtor de elenco), Camila Santana (atriz) e Wesley Macedo (ator). O público ilheense lotou a abertura do IV Festival de Cinema Baiano.
Até o próximo dia 7, ocorrerão três atividades de formação e negócios na área do audiovisual, oficinas, workshop e rede de negócios. As três oficinas são: Trilha sonora, com David Tygel, realizada no Cine Santa Clara; Figurino, com Joana Gatis, e Continuidade, com Inajara Diz, que acontecerão na sede da Secult (Rua Jorge Amado, Número 21, Centro). Os eventos ocorrem simultaneamente, entre os dias 2 e 4 de junho, sempre das 9 às 13 horas. O Workshop “Direito Autoral voltado para o Cinema” será ministrado por Clara Iglesias Keller no dia 7 de junho, das 9h às 10h30, no Cine Santa Clara.

No final, o festival premiará o curta vencedor, que será escolhido por voto popular, com o troféu Feciba e valor de R$ 3 mil em dinheiro. Os votos do júri técnico definirão os filmes vencedores nas categorias Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, que levarão para casa o troféu Feciba; a obra ganhadora desta última categoria receberá, ainda, um prêmio de R$ 2 mil em dinheiro.  A próxima edição do festival já esta confirmada para o ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário