AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 19 de julho de 2011

‘Eu sou Pelô’

Começam oficinas do projeto ‘Eu sou Pelô’

Até dezembro deste ano (2011), idosos – pessoas acima de 60 anos – de diversos bairros de Salvador poderão participar de cursos de teatro, dança, percussão, artes, artesanato e comunicação no Pelourinho, Centro Histórico (CHS) da capital baiana. As atividades serão complementadas por leitura de textos, oficinas culturais que promovem a autoestima, sentimento de pertencimento e cidadania, além de terapias de relaxamento.
Trata-se do projeto ‘Eu sou o Pelô’ da Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy e da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (Abcmi). A iniciativa tem financiamento do Fundo de Cultura, através dos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Os interessados podem se inscrever até final do próximo mês de agosto na sede da Abcmi, localizada na Rua Santa Isabel, nº3, Pelourinho. Os detalhes são informados pelo telefone (71) 9209-8109. São cerca de 300 vagas oferecidas e divididas em turmas de 15 pessoas cada, para facilitar as atividades. Os horários sofrem alterações conforme disponibilidade do público.
Segundo o presidente da Abcmi e conselheiro municipal do Idoso, Jorge Bandeira, os cursos têm objetivo de estimular idosos a conhecer áreas diversas, e possibilitar que eles repassem os conhecimentos para outras pessoas. Uma das participantes é a cabeleireira e esteticista aposentada, Maria de Jesus, de 74 anos. Para ela, “é grande a satisfação de participar da oficina de dança. Com isso realizo meus projetos”.
A partir do mês de agosto a programação incluirá filmes como ‘Nosso Lar’, ‘Quanto vale ou é por quilo?’ e ‘O homem de caridade’. Os participantes assistirão ainda palestras com ortopedista, nutricionista, terapeuta e geriatra. A formação de orquestra e apresentação dos resultados finalizam o projeto que pretende capacitar cidadãos como agentes mediadores.
“Trabalhamos com coordenação motora e competência emocional para que consigam manter o equilíbrio sem se abater pelo tempo”, afirma Jorge Bandeira, destacando que nas aulas de teatro os idosos encenarão a peça ‘Romão e Julinha’, alusão ao romance “Romeu e Julieta” escrito em meados do século 16 pelo dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.
O projeto é viabilizado pelos Editais do IPAC que além de propor a preservação dos patrimônios edificados baianos preveem também ações de dinamização para a área do CHS e seu público frequentador. O coordenador de Editais do IPAC, Layno Pedra, informa que o projeto ‘Eu Sou o Pelô’ está recebendo R$150 mil em investimento dividido em três parcelas. “De 2008 a 2010, o IPAC já investiu, via Fundo de Cultura, mais de R$ 2 milhões em editais, beneficiando dezenas de municípios baianos com 72 projetos”, completa Layno Pedra.
O Centro Histórico é administrado pela Prefeitura Municipal de Salvador e é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Nacional desde 1984. A área é ainda chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade desde 1985. O IPAC não é responsável pelo CHS, mas administra três praças internas onde acontecem programações artístico-culturais do Programa Pelourinho Cultural da SecultBA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário