Salvador capta
R$ 55 milhões para Carnaval e outros projetos
Além de pagar as próprias contas,
através da arrecadação com as cotas de patrocínios, que somam de R$ 45 milhões,
o Carnaval de Salvador dará um lucro de R$ 10 milhões. O anuncio foi feito pela
Prefeitura na manhã desta segunda-feira (13), durante coletiva de imprensa
local e nacional, realizada no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, onde
foram anunciados os patrocinadores oficiais da festa. Ainda durante a
cerimônia, foi anunciado um investimento de R$ 10 milhões do setor privado para
outras atividades culturais da cidade este ano, totalizando a quantia bruta de
R$ 55 milhões.
O valor total obtido pela Prefeitura,
através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), é
resultado da parceria com as cervejarias Schin e Itaipava, o banco Itaú e a
operadora Net, além do governo do estado e da Petrobras. Os valores arrecadados
serão direcionados aos cofres públicos, a fim de cobrir gastos com
infraestrutura, limpeza, saúde, contratação de pessoal operacional, bandas e
atrações nos bairros e trios independentes. Até o ano passado, a Prefeitura
injetava na festa aproximadamente R$ 19 milhões para complementar o valor
arrecadado junto aos patrocinadores na realização da folia momesca.
“Pela primeira conseguimos que um
Carnaval gere lucro para o município, com saldo positivo de R$ 10 milhões.
Lembrando que até o final do ano passado o Carnaval exigia investimentos de
quase R$ 20 milhões da Prefeitura. A economia desse dinheiro significa mais
investimentos para infraestrutura, saúde, educação, transporte público e para
reforçar a agenda de eventos da cidade. A parceria com a iniciativa privada
resultou numa operação bem sucedida no Réveillon, com zonas onde são
respeitados preços populares, medida que valerá também para o Carnaval. Tudo
será facilitado através de pórticos que vão aumentar a segurança no evento
através das revistas”, explicou o prefeito.
Para a maior festa popular de rua do
planeta, que este ano acontece entre os dias 27 de fevereiro a 4 de março, com
o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador – 40 anos de Blocos Afro”, a Schin
e Itaipava vão aportar R$ 10 milhões cada uma, o que garante a exclusividade
nas ações de marketing e comercialização dos produtos em circuitos diferentes.
A Schin, que foi patrocinadora oficial da festa por 11 anos, estará no circuito
Osmar (Campo Grande) e nos bairros. Já a Itaipava será a cerveja oficial do
circuito Dodô (Barra-Ondina). As cervejarias também vão investir R$ 5 milhões
cada, somando, portanto, R$ 10 milhões, para outros projetos culturais, esportivos
e sociais em Salvador.
Para garantir zona de exclusividade, a
Prefeitura irá montar 65 pórticos de acesso ao longo dos arredores dos
circuitos, 30 deles no Barra-Ondina e 35 no Campo Grande, onde há mais ruas. As
entradas serão controladas em parceria com a Polícia Militar (PM), como
aconteceu no Réveillon Salvador 2014, na Praça Cairu. Além dos trabalhos de
segurança preventiva e de fiscalização, os pórticos serão também os locais de
divulgação de ações sociais e de merchandising por parte das empresas
patrocinadoras. Cerca de 3,5 mil ambulantes já estão cadastrados para atuação
na festa. Eles receberão equipamentos padronizados, bancados pelas cervejarias,
que facilitarão as fiscalizações por parte da Secretaria Municipal da Ordem
Pública (Semop).
“Os outros eventos da cidade não eram
procurados por patrocinadores. Garantimos R$ 10 milhões para outros eventos na
cidade a partir do Carnaval. Essa é uma venda casada, mas de forma positiva.
Trata-se de uma estratégia que faz com que cada produto da cidade saia
valorizado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura,
Guilherme Bellintani, fazendo referência às cotas do Itaú, com a participação
de R$ 4,1 milhões, da Petrobras, com R$ 7,2 milhões, do governo do estado, com
R$ 4,1 milhões, e da Net, que vai entrar com R$ 8,1 milhões, sendo R$ 5 milhões
em mídia de promoção da cidade nos seus canais de transmissão, R$ 2,5 milhões
em serviços e outros R$ 600 milhões em projetos culturais, beneficiando também
100 escolas municipais com internet.
Geografia da festa - Conforme anunciado
durante a apresentação do tema da folia, ano passado, outras mudanças vão
ocorrer em 2014, a exemplo da geografia da festa, que agora terá a armação dos
blocos do Largo dos Aflitos até o Passeio Público, com o início do desfile nas
imediações do Hotel Sheraton da Bahia. Lá estarão montadas arquibancadas
populares e instalações para a imprensa, extinguindo-se a passarela em frente
ao Teatro Castro Alves. O objetivo é privilegiar o TCA, até então escondido
pelas estruturas montadas para o Carnaval. Pontos de câmeras de TV estarão
espalhados pelos circuitos para permitir uma melhor transmissão.
Outra inovação será o encerramento do
desfile do Circuito Osmar na Praça Castro Alves e não mais na Casa D’Itália, no
final da Carlos Gomes. Os trios seguirão
pela Rua Chile, descendo a Ladeira da Praça. A Carlos Gomes vai operar como
praça de serviços e de alimentação e abrigará atrações animadas com bandas de
sopro e de percussão. A rua também será utilizada para o contrafluxo de algumas
entidades que iniciam o desfile descendo a Praça Castro Alves, a exemplo do
Gandhy e do Ilê Aiyê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário