AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 18 de outubro de 2015

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

A 3ª Feira do Livro da UESC se aproxima e a programação é marcada pela presença de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional. Além da Feira, outros eventos se integram à proposta, na semana de 26 a 30 de outubro. A abertura oficial ocorre na noite do dia 26, às 18h30, no Auditório Paulo Souto, com o Bate-papo literário “Leituras em movimento”, com a premiada escritora Ana Maria Gonçalves, o poeta Lourival Piligra e o sociólogo e livreiro Luiz Guilherme de Beaurepaire, quando também será realizado o Lançamento Coletivo de Livros da Editora da UESC. Mais de 20 títulos serão apresentados ao público. 
No dia 26, e ao longo de toda a semana, a venda de livros da Editus e das principais editoras universitárias do país ocorre no foyer do Auditório Paulo Souto. No estacionamento da Biblioteca da UESC, a Fundação Pedro Calmon (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) promove a Feira Móvel de Livros, com obras de autores baianos a partir de R$5,00. No mesmo espaço, a Fundação também promoverá ações de contação de histórias, brincadeiras e leituras na sua Biblioteca Móvel, a Bibex. É nesse local também que o público poderá conferir o Livro Itinerante Tonico descobre que é de todo lugar, da autora Maria Luiza Santos, um projeto criado pela Rota Transportes, que ainda levará ao evento a sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação, e uma ação interativa para crianças em parceria com o Lápis na Mão da TV Santa Cruz. A empresa também é parceira da Editus no projeto “No caminho tem um livro”, que será lançado na manhã do dia 29, no Auditório da Torre Administrativa da UESC.
Também no dia 29 a professora Maria Luiza apresentará sua outra produção literária, o livro Fluxos Contemporâneos, reunindo os professores que contribuíram para a sua pesquisa sobre o capital humano e acadêmico-cultural para a reconfiguração da região do cacau.
Eventos paralelos
Entre os eventos paralelos à Feira, está o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, que ocorrerá de 26 a 29. A programação será composta por palestras, oficinas, cursos, mesas de diálogos e apresentações culturais.
O Seminário da TV UESC, nos dias 26 e 27, traz como tema “O audiovisual como leitura de mundo”. Entre as atrações, workshops e mesa-redonda com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e TV UFOP, além da presença do professor Nelson Pretto (FACED/UFBA). A Biblioteca da UESC, em comemoração aos seus quarenta anos, realiza, ao longo de toda a semana, uma exposição sobre a sua história, além de uma campanha de preservação e conservação do acervo.
Já o Departamento de Letras e Artes promoverá o I Ciclo de Palestras do DLA, que discutirá temas como formação de leitores, arte e intertextualidade, literatura e outras temáticas ligadas ao universo da leitura, nos dias 27 e 28, pela manhã.
Assim como ocorreu em 2014, O Proler é mais um parceiro da Feira, com a realização do seu XII Encontro Local. O evento será composto por oficinas que serão realizadas ao longo de toda a semana. Os temas são variados e envolvem desde a inter-relação da leitura com outras linguagens, tais como o audiovisual e o rádio, às especificidades da literatura e da produção de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog da Feira, pelo link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/oficinas-e-cursos.html

Outra novidade da edição 2015 da Feira é o I Fórum Fazer Literário, que ocorrerá a partir do dia 27 em Ilhéus. Compõem o evento apresentações artísticas, como o sarau literomusical e a exposição fotoliterária, e rodas de diálogos sobre políticas públicas e a produção literária no sul da Bahia, algumas delas em parceria com a Fundação Pedro Calmon, que também levará a sua Biblioteca Móvel e a Bibex para o centro da cidade com atividades para o público infantojuvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário