AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 10 de outubro de 2015

Decreto regulamenta funcionamento das centrais de abastecimento de Ilhéus

Decreto regulamenta funcionamento das centrais de abastecimento de Ilhéus

Além das centrais de abastecimento do Malhado e do Hernani Sá, as novas regras alcançam as feiras livres e outros equipamentos de comércio varejista.

Regulamentar o funcionamento dos Mercados Públicos de Ilhéus é a proposta do Decreto 062/2015, assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro e pelo secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia. O decreto abrange as centrais de abastecimento do município (Malhado e Hernani Sá) e disciplina diversos aspectos do setor. Entre eles, a comercialização de produtos e a prestação de serviços em geral sempre com vistas à satisfação das necessidades e ao atendimento dos interesses da coletividade por meio do sistema de varejo em dias e horários predeterminados pela administração.
Discutido com feirantes, associações dos comerciantes e com o acompanhamento do Ministério Público do Estado, o regulamento estabelece que os mercados são locais destinados ao exercício do comércio varejista e têm por finalidade a comercialização, entre outros, de gêneros alimentícios, produtos hortifrutigranjeiros, salgados, calçados, roupas, artigos de limpeza e manufaturas em geral, bem como classes variadas de mercadorias que venham a ter utilidade social.
Ao disciplinar o funcionamento, o Decreto 062/2015 estabelece que esses equipamentos estarão abertos das 5 às 19h, exceto quando a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), em acordo com os feirantes, determinar horários excepcionais de abertura e fechamento.
 Sedic - O Decreto determina que a Sedic é responsável em cumprir a legislação relacionada ao funcionamento e operação dos mercados e outros estabelecimentos comerciais de distribuição varejista e feiras livre. O texto também enfatiza que devem ser cumpridas as normas que regulam a comercialização, manipulação e estocagem de artigos destinados ao consumo, desenvolvendo.
Usuários - O capítulo III esclarece que os usuários do mercado se classificam em: permanentes e transitórios. Os permanentes são aqueles que ocupam uma área determinada no mercado, chamada de “boxe fixo”, de forma contínua e permanente, com o Termo de Permissão de Uso a Título Precário com o Município. Já os transitórios são aqueles que, com a devida permissão do Município, ocupam, de sexta a domingo, uma determinada área.
Entre as obrigações destinadas aos usuários, estão pagar as tarifas do boxe, ocupar o espaço unicamente com o tipo de mercadoria para o qual está previamente destinado e de acordo com a setorização, ter anualmente em mãos, no mínimo, dois certificados de capacitação promovida pelo Sebrae ou por outra entidade similar para o aprimoramento da capacidade comercial e/ou de serviço e zelar pela conservação do espaço, mantendo-o limpo e em perfeitas condições de uso.
Restrições - Já com relação às restrições, fica terminantemente proibido aos usuários, entre outros: pernoitar no local, assim como vender mercadorias que não tenham relação com as atividades previamente, portar arma de fogo e realizar transações comerciais consideradas imorais ou que desfigurem, de qualquer forma, as práticas honestas do comércio.
Boxes – Para obter um boxe de venda nos mercados municipais é necessário: realizar a solicitação, através de processo administrativo, especificando a atividade pretendida, anexando cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3 x 4, CNPJ e certificado de capacitação emitido pelo Sebrae ou entidade similar.
Controle sanitário – De acordo com o Decreto, a Sedic deverá estabelecer as condições mínimas operacionais, sempre em conformidade com orientação emanada do órgão específico. Além disso, o controle sanitário abordará aspectos variados, como saneamento básico e manejo de produtos.

O Programa Sanitário deverá proibir a colocação, no solo, de produtos destinados à alimentação, que devem ficar em aparadores, mostradores ou mesas construídas com esse objetivo, os quais deverão ser manter limpos e em bom estado. Todos os vendedores de artigos de consumo alimentício deverão usar avental e gorro da mesma cor e sempre devidamente limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário