AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Começa nesta quinta novenário de Nossa Senhora de Santana

Começa nesta quinta novenário de Nossa Senhora de Santana
A novena faz parte das atividades de comemoração pelo dia da santa, padroeira do distrito do Rio de Engenho, que inclui também missas, procissão e festas de largo.
Fieis e devotos da paróquia de Nossa Senhora de Santana, no distrito de Rio de Engenho, iniciam na próxima quinta-feira, dia 18, o novenário em adoração à santa padroeira da comunidade. A atividade faz parte da programação de comemoração pelo dia de Santana, 28/07, que também inclui procissão, missa solene e festas de largo.
No primeiro dia da novena, será celebrada uma missa solene, às 18 horas, na igreja, considerada a segunda mais antiga do Brasil. Daí prossegue a novena. Já no sábado, dia 27, após a novena, haverá festa de largo com várias atrações musicais. No domingo (28/07), as atividades começam às 10 horas, com a celebração de uma missa, e, entre as 12 e 22 horas, haverá festa de largo. Na segunda-feira, 29, é dia do tradicional ‘dominguinho da comunidade’, uma espécie de feriado local. 
História – Construída em 1537, constituindo-se como o segundo templo católico do país, a Igreja é um dos mais importantes monumentos histórico e arquitetônico de Ilhéus e da Bahia. Pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, e foi um local de grande atuação dos jesuítas no Século XVI. Há cerca de 30 anos, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No último mês de junho, a igreja foi reaberta para a comunidade, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, após passar por intervenções realizadas pelo instituto para a recuperação do patrimônio, a partir de mobilização da comunidade, no ano passado.

Os serviços incluíram a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, substituição do piso e do telhado, troca da madeira do mezanino, entre outros. Também foram restauradas as imagens de Nossa Senhora de Santana, São Benedito, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Passos, Santo Antonio e do Senhor Jesus Crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário